Macron afirma que "status internacional" da Amazônia pode ser discutido

Presidente francês afirmou que se algum país tomar medidas "que se opõem ao interesse de todo planeta", possibilidade deverá ser discutida

Foto: Frederico Mellado/ARG
Além de comentar possível 'status internacional' da Amazônia, Macron criticou postura de Bolsonaro em relação ao tema

A troca de acusações entre os governos de Brasil e França ganhou um novo capítulo. Dessa vez, o presidente francês, Emmanuel Macron, falou, nesta segunda-feira (26), sobre a possibilidade de a Amazônia ganhar um “status internacional”, dizendo que a ideia poderá ser discutida.

Leia também: "Prejudica sim a imagem do Brasil": Ministra crítica "ataques" de Macron

Durante a reunião do G7 , o mandatário francês afirmou que a questão não foi colocada em discussão no encontro entre as potências. Entretanto, Macron disse também que a possibilidade será discutida caso algum país tome medidas contra o planeta .

Continua após a publicidade

"Isso não está na discussão das iniciativas apresentadas hoje. É realmente uma questão que se coloca: se um Estado soberano tomasse de maneira clara e concreta medidas que se opõem ao interesse de todo o planeta? Então, aí haveria todo um trabalho jurídico e político a ser feito”, afirmou Macron.

Leia também: Em rede social, Bolsonaro diz que sempre buscou diálogo com líderes do G7

Macron  ainda criticou o comportamento do presidente Jair Bolsonaro  (PSL) em relação à preocupação de outras nações com as queimadas na Amazônia. "Nós vemos a natureza. A importância é tão grande na questão climática que não se pode dizer que 'é apenas o meu problema", afirmou o presidente francês.