Em 'troca' por Eduardo, Trump cogita nomear filho Eric como embaixador no Brasil

Segundo fontes do governo brasileiro, nomeação deverá se concretizar caso escolha do deputado federal pelo pai, Jair Bolsonaro, seja confirmada

Foto: Reprodução/Instagram/Bolsonarosp
Donald Trump, Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante reunião da cúpula do G20, no Japão

O presidente Donald Trump poderá designar para assumir a embaixada dos Estados Unidos em Brasília um dos seus cinco filhos, Eric , caso a nomeação do deputado federalEduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a chefia da missão brasileira em Washington se confirmar. Por coincidência, Eric tem a mesma idade de Eduardo, 35 anos.

Leia também: PEC pode garantir que Eduardo Bolsonaro não perca mandato se assumir embaixada

Segundo fontes do governo brasileiro, Eric Trump viria para o Brasil se o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) for nomeado embaixador em Washington, como o seu pai e presidente Jair Bolsonaro indicou ontemque pretende fazer. Por coincidência, Eric tem a mesma idade de Eduardo, 35 anos.

A informação é que essa possibilidade estaria muito mais condicionada ao Brasil —  país que não tem tradição de nomeações políticas, ao contrário dos Estados Unidos . Segundo fontes envolvidas no assunto, o envio dos filhos dos dois presidentes para assumir as respectivas embaixadas consolidaria as relações bilaterais.

Continua após a publicidade

Uma fonte comentou que o que mais se ouve em Washington é que a atuação da embaixada brasileira é "muito protocolar, burocrática e apagada".

Os americanos já teriam deixaram claro que querem uma troca de nomeações políticas para as embaixadas. Personalidades como o ex-estrategista da campanha de Trump e um dos ideólogos da onda nacionalista de direita, Steve Bannon; o subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina, Roger Noriega; e o ex-embaixador dos Estados Unidos em Brasília  Clifford Sobel sempre insistiram nesse ponto. 

Há, ainda, entre integrantes do governo, a avaliação de que a ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos seria "uma enorme vitória" do chanceler Ernesto Araújo. As relações com Washington teriam peso ainda maior e Ernesto Araújo teria mais espaço para cuidar da política externa como um todo.

Leia também: Presidente falou, tá falado, diz Eduardo Bolsonaro sobre ser embaixador nos EUA

Além de Ivanka, Eric tem ainda o irmão Donald Trump Jr. Os três são filhos de Trump com Ivana Zelnickova. Ele tem ainda os meio-irmãos Barron, filho de Trump com  atual mulher, Melania, e Tiffany, filha do presidente com sua segunda mulher, Marla Maples. Atualmente, é vice-presidente das Organizações Trump, que dirige com o irmão Donald Jr.