Jorge Faurie compartilhou sua emoção com o presidente Mauricio Macri
Divulgação/Cancillería Argentina
Jorge Faurie compartilhou sua emoção com o presidente Mauricio Macri

A concretização do acordo comercial entre os blocos Mercosul e União Europeia levou o chanceler argentino Jorge Faurie às lágrimas. Por meio de um aplicativo de mensagem, Faurie enviou uma mensagem ao presidente Mauricio Macri para parabenizá-lo e celebrar a conquista.

Leia também: Bolsonaro comemora acordo do Mercosul com a União Europeia: "Operação dominó"

"Presidente, o parabenizo. Em sua presidência, foram superados vinte anos de negociação. Temos acordo União Europeia Mercosul !", disse o chanceler, que chorava ao gravar a mensagem.

Macri compartilhou a mensagem recebida por seu chanceler no Twitter. "Acordo histórico entre União Europeia e Mercosul. O emocionante áudio que o chanceler Jorge Faurie me enviou".

A comemoração não foi limitada ao chanceler . O presidente argentino também celebrou o acordo: "É uma das poucas boas notícias que tivemos em meses e que acreditamos vá interconectar mais estas economias, para que haja mais oportunidades de crescimento para nossa gente e possamos reduzir os problemas da pobreza que temos em nossa região", declarou Macri. "Tardamos 20 anos, mas conseguimos encontrar um momento no tempo no qual há muitos líderes com boa vontade para transformar isto em uma realidade".

Em Assunção, a chancelaria paraguaia emitiu uma nota saudando o acordo, que permitirá um acesso privilegiado em produtos agrícolas ao mercado europeu e estabelecerá as bases para o incremento do intercâmbio comercial e do fluxo de investimentos para o país sul-americano.

O governo paraguaio destacou que o pacto abre "um mercado de 783 milhões de pessoas para ambas as partes e uma corrente atual de comércio de 100 bilhões de dólares".

Leia também: Entenda os principais pontos do acordo entre Mercosul e União Europeia

O pacto fechado entre Mercosul e União Europeia "é um acordo amplo e equilibrado que compreende dois processos de integração com um comércio recíproco total de aproximadamente 90 bilhões de dólares", pontuou em um comunicado o governo uruguaio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!