Tamanho do texto

Um dos candidatos foi eliminado e agora há cinco concorrentes na disputa; vencedor se tornará líder do partido conservador e primeiro-ministro

Boris Johnson
Stefan Wermuth/Reuters - 19.04.16
Ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, é favorito para vencer a disputa

O ex-prefeito de Londres e ex-chanceler britânico Boris Johnson venceu nesta terça-feira (18) a segunda rodada de votação para eleger o líder do Partido Conservador Britânico, que deverá se tornar primeiro-ministro. Cinco candidatos permanecem agora na disputa, após Dominic Raab ser eliminado. 

Leia também: Trump lança oficialmente sua campanha para reeleição nesta terça

Os candidatos devem obter no mínimo 33 votos para não serem eliminados. Boris Johnson , que é o favorito para vencer , teve 126 votos, contra 46 do segundo lugar, o atual chanceler Jeremy Hunt.

Nestas rodadas iniciais, apenas os 314 membros do Partido Conservador que são parlamentares eleitos têm o direito de votar. Outras rodadas acontecerão esta semana, até que somente os dois mais votados permaneçam.

Os 160 mil membros do Partido Conservador poderão, então, votar por correio nos dois candidatos que restarem a partir de 22 junho, até que o vencedor seja anunciado cerca de quatro semanas depois, em julho.

Leia também: Ex-presidente do Egito é enterrado às pressas só com presença da família

Boris Johnson , que obteve 114 votos dos parlamentares na primeira rodada de votação, teve mais votos do que a soma dos outros três candidatos mais próximos a ele.