O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira, que havia sido fechada em 23 de fevereiro para bloquear a ajuda humanitária angariada pelo opositor Juan Guaidó.
Leia também: Trump comemora acordo 'muito bem-sucedido' sobre imigração com México
"Em exercício pleno de nossa soberania, ordenei a abertura das passagens de fronteira com a Colômbia no estado de Táchira a partir deste sábado [8]", escreveu Maduro no Twitter, ainda na noite de sexta-feira (7).
En ejercicio pleno de nuestra soberanía, he ordenado la apertura de los pasos fronterizos con Colombia en el Estado Táchira, a partir de este sábado #8Jun . Somos un pueblo de paz que defiende firmemente nuestra independencia y autodeterminación.
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) June 7, 2019
"Somos um povo de paz que defende firmemente nossa independência e autodeterminação", acrescentou. A fronteira havia sido fechada com o argumento de que Guaidó preparava uma intervenção militar externa na Venezuela .
Na ocasião, Maduro também havia bloqueado a divisa com o Brasil , reaberta em 10 de maio, e impedido ligações aéreas e marítimas com as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao. Segundo as Nações Unidas ( ONU ), mais de 4 milhões de pessoas já fugiram da Venezuela devido à crise no país, que tem 32 milhões de habitantes.
Leia também: Trump anuncia acordo migratório com o México e suspende taxação de produtos