Presidente do Sri Lanka dá poder de polícia ao Exército

Após onda de atentados, que mataram 290 pessoas, governo decidiu tomar decisão; última vez que situação aconteceu foi durante a guerra civil no país

Onda de atentados no Sri Lanka deixou mais de 200 mortos
Foto: St. Sebastian's Church
Onda de atentados no Sri Lanka deixou mais de 200 mortos

O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, conferiu poderes de polícia ao Exército por conta dos atentados que mataram quase 300 pessoas no último domingo (21). Com isso, os militares terão amplas prerrogativas para prender suspeitos, assim como já ocorrera durante a guerra civil no país (1983-2009).

Leia também: Sri Lanka previu atentados duas semanas antes deles acontecerem

Anteriormente,  por meio de comunicado, Sirisena havia pedido ajuda internacional para traçar as ligações dos atacantes. "Relatórios de inteligência indicam que organizações terroristas internacionais estão por trás dos terroristas locais", afirma o comunicado.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, mas o  governo atribui as ações ao  grupo islâmico National Thowheeth Jama'ath ( NTJ ).

O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse temer que os ataques joguem a ilha em uma nova fase de instabilidade e que é preciso "dar às forças de defesa todos os poderes necessários" para identificar e capturar os terroristas.

Leia também: Sobe para 290 o número de mortos nos atentados de ontem no Sri Lanka

A polícia do  Sri Lanka  prendeu 24 pessoas suspeitas de ligação com os atentados e o governo declarou estado de emergência a partir de meia-noite desta segunda (14h de domingo no Brasil).