Tamanho do texto

Incêndio de grandes proporções tomou um dos principais pontos turísticos de Paris; turistas e franceses compartilharam registros nas redes sociais

Incêndio catedral notre-dame vídeos redes sociais
Reprodução/Twitter
Internautas compartilharam vídeos e imagens do incêndio na Catedral de Notre-Dame em suas redes sociais

Um incêndio de grandes proporções tomou conta da Catedral de Notre-Dame , na tarde desta segunda-feira (15). Em pouco tempo, o assuntou entrou para os trend topics das redes sociais e virou o assunto mais comentado pelos internautas.

O incêndio parece ter se iniciado em uma das torres da Catedral de Notre-Dame e, segundo as fontes locais, a probabilidade é de que esteja relacionado aos trabalhos de restauração que ocorriam no local. No Twitter, turistas e franceses contaram seus testemunhos e compartilharam vídeos que mostram - sob diversos ângulos - uma enorme coluna de fumaça cinza saindo de um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

Leia também: Entenda a importância histórica da catedral de Notre-Dame, em Paris

Uma das testemunhas do incêndio foi a brasileira Ariela Amaral, que relatou, pelas redes sociais , que "a fumaça foi atravessando todo o céu" e que as pessoas estavam estarrecidas com o incêndio, por conta da importância do monumento, que recebe milhares de visitantes todos anos.

"Cheguei em casa, estava dando banho nas minhas crianças e fazendo a janta quando me dei conta. Ligamos a TV e vimos, já tinha uns 40 minutos que estava pegando fogo. Abri a minha sacada e vi toda a fumaça,  porque a Notre-Dame está bem na direção da residência", contou.

No Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se maniestou em relação ao ocorrido. "Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre Dame de Paris . Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança." 

Em alguns vídeo é possível ver parte do teto da catedral desabando, enquanto outros mostram de longe a fumaça subindo da catedral. Outro registro ainda mostra um grupo de populares se aglomerando em torno do local, que recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, para filmar o incêndio .

Visualizar esta foto no Instagram.

В #paris горит #NotreDame 😥 #fire #NotreDamefire

Uma publicação compartilhada por ice_bekk (@ice_bekk) em

Visualizar esta foto no Instagram.

Fuego en Notre Dame

Uma publicação compartilhada por MjB (@marcejbarreto) em

Visualizar esta foto no Instagram.

Écroulement de la flèche 😢😭 #notredame @bfmtv @tf1 @pompiers_paris

Uma publicação compartilhada por GUii M (@guii__m) em



Leia também: Trump sugere uso de aviões para conter incêndio na catedral de Notre-D

ame

A Catedral de Notre-Dame , em homenagem a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída ao longo de 200 anos entre 1163, durante o reinado de Luis VII, e 1345. Com o passar dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.

*Com informações da Agência O Globo. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.