Catedral de Notre-Dame foi atingida por incêndio nesta segunda-feira (15)
Reprodução
Catedral de Notre-Dame foi atingida por incêndio nesta segunda-feira (15)

"Nada detinha o fogo", esse é o relato da brasileira Tania Brandão, que está em Paris e testemunhou o incêndio na Catedral de Notre-Dame , na França. O fogo começou a atingir a igreja — uma das mais antigas do mundo e um dos pontos turísticos mais vistados da Europa — na tarde desta segunda-feira (11). A pesquisadora contou que estava a caminho da Catedral, para assistir a uma missa, quando se deparou com a igreja em chamas. Tania havia escolhido a data de seu aniversário para fazer a visita à Notre-Dame.

"Estava indo para a Catedral de Notre-Dame ver a missa e vi que as pessoas estavam paradas e olhando para cima. Quando olhei para o céu vi um rolo de fumaça bem tímido, mas a princípio não achei que fosse de lá. Quando cheguei na esquina, os guardas tinham acabado de fazer um contensão, não deixando ninguém passar. Aí olhei e vi que era um torre no fundo, à esquerda, que estava pegando fogo. Os guardas tiraram todo mundo, mas estava muito emocionada, expliquei que era meu aniversário, que iria à missa e ele deixou eu me acalmar um pouco", contou ela, emocionada, antes de complementar.

"Depois pediu para eu sair e fui para outra rua, mais longe, e o fogo já tinha se espalhado por todo o telhado. Então ficou muito visível porque antes era só fumaça. Quando eu cheguei lá os bombeiros nem tinha chegado, estavam esperando. Depois dava para ver os bombeiros no telhado jogando água, mas nada detinha o fogo. Foi se espalhando muito, com muita fumaça. Foi triste demais."

Leia também: 'Não restará nada', diz porta-voz da Catedral de Notre-Dame após incêndio

Outra brasileira , Ariela Amaral, também viu de sua casa a imensa coluna de fumaça, que "foi atravessando o ceú". Ela conta que preparava a janta quando foi surpreendida pelo incêndio na igreja .

"Cheguei em casa, estava dando banho nas minhas crianças e fazendo a janta quando me dei conta. Ligamos a TV e vimos, já tinha uns 40 minutos que estava pegando fogo. Abri a minha sacada e vi toda a fumaça, porque a Notre-Dame está bem na direção da residência. A fumaça foi atravessando todo o céu", disse.

"O que eu sei por enquanto é que aparentemente foi o trabalho de reforma que já está acontecendo na Catedral que pode ter sido o que provocou o incêndio. Faz uma hora e meia que começou o incêndio e eles estão lutando contra o fogo desde então", acrescentou.

Pelas redes sociais, pessoas que estão próximo ao local, fizeram imagens do fogo que atingem a catedral, assim como a movimentação de bombeiros e a grande coluna de fumaça oriunda do incêndio. Um dos registros mostra o momento exato em a parte superior de uma das torres, em chamas, desmorona.

Uma adolescente italiana, que também estava em Paris , contou que estava passeando pela cidade, de ônibus, quando se deparou com com o incêndio.

"Eu estava num ônibus de dois andares fazendo um passeio pela cidade. Viramos uma esquina, e eu vi uma fumaça preta no céu. Percebi que vinha da direção de Notre-Dame. Depois, chegamos mais perto e percebi quão terrível era. Eu podia ver o fogo destruindo parte da igreja. E vi muitos franceses chorando por sua igreja. Eu fiquei um pouco assustada e também muito triste, era uma igreja maravilhosa", afirmou.

A Catedral de Notre-Dame , está localizada no centro de Paris. Ela foi construída ao longo de 200 anos entre 1163, durante o reinado de Luis VII, e 1345. Rodeada pelas águas do Rio Sena, a  igreja é o monumento mais visitado de toda a Europa e recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!