Bolsonaro virou um
Alan Santos/PR
Bolsonaro virou um "porta-voz" de Israel na América do Sul e irritou a Palestina


O Brasil deve aproveitar os benefícios de uma relação próxima tanto com Israel como com os países árabes, sem que para isso seja preciso se envolver no conflito entre israelenses e palestinos. Esta é a recomendação do embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, que, na qualidade de decano, fala em nome dos embaixadores das nações muçulmanas em Brasília. 

Leia também: "Compromisso é transformar nosso país no que é Israel", diz Bolsonaro

"Para que comprar uma briga que não é sua? A interferência de qualquer país deve ser feita no sentido de apoiar o diálogo e uma solução pacífica entre as partes. Qualquer outro tipo de interferência pode gerar a discórdia e o conflito", afirmou o embaixador da Palestina .

Junto com 36 embaixadores de países islâmicos, Alzeben participou, na noite de quarta-feira, de um jantar com o presidente Jair Bolsonaro e os ministros das Relações Exteriores e Agricultura, Ernesto Araújo e Tereza Cristina. Na ocasião, Bolsonaro disse que o Brasil é parceiro de todos os países, sem exceção. Porém, não mencionou dois pontos delicados que abalaram as relações com os árabes: a instalação de um escritório de negócios em Jerusalém e uma possível transferência, para a mesma cidade, da embaixada brasileira em Tel Aviv.

Leia também: Bolsonaro parabeniza Netanyahu por vitória em Israel: "Bibi é um grande líder"

Israel , que ocupou o setor oriental (árabe) de Jerusalém na Guerra do Seis Dias, em 1967, considera a cidade sua capital "única e indivisível", mas a anexação do setor árabe não é reconhecida pela ONU, e os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado.

"O Brasil deve ficar longe deste conflito e tirar vantagem das coisas boas, como a tecnologia israelense, o mercado árabe e o turismo religioso na Palestina. Como um  país neutro, o Brasil evita problemas alheios e faz proveito do que é positivo, como sempre fez em sua política externa".

Leia também: Trump comemora reeleição de Netanyahu e diz que aumentam as chances de paz

Segundo o diplomata da Palestina , o jantar de quarta-feira foi conciliatório e abriu espaço para o diálogo. Para o governo brasileiro, destacou Alzeben, foi uma oportunidade para mostrar seu interesse em ter uma posição equilibrada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!