O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás e decidiu adiar o discurso anual do Estado da União até o fim da paralisação do governo. O chamado "shutdown" já dura mais de um mês e é a mais longa da história do país.
Leia também: Trump oferece proteção temporária a imigrantes em troca de muro com o México
"Como o desligamento estava acontecendo, Nancy Pelosi pediu-me para fazer o discurso do Estado da União. Eu concordei. Então ela mudou de ideia por causa do desligamento, sugerindo uma data posterior. Essa é sua prerrogativa - eu vou fazer o discurso quando o desligamento acabar", escreveu Trump , em sua conta oficial no Twitter.
"Eu não estou procurando um local alternativo para o discurso porque não há nenhum local que possa competir em história, tradição e importância com a Câmara. Eu estou ansioso para fazer um 'grande' discurso de Estado da União em um futuro próximo", completou.
As the Shutdown was going on, Nancy Pelosi asked me to give the State of the Union Address. I agreed. She then changed her mind because of the Shutdown, suggesting a later date. This is her prerogative - I will do the Address when the Shutdown is over. I am not looking for an....
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de janeiro de 2019
....alternative venue for the SOTU Address because there is no venue that can compete with the history, tradition and importance of the House Chamber. I look forward to giving a “great” State of the Union Address in the near future!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de janeiro de 2019
Leia também: Escolas adotam racionamento da merenda escolar por conta de paralisação nos EUA
Nancy Pelosi, citada pelo presidente, é a atual líder da Câmara dos Representantes. Ela é do partido Democrata, oposto ao de Trump. No começo do mês, Pelosi havia pedido que o líder norte-americano adiasse o discurso, que estava previsto para o dia 29 de janeiro, devido a paralisação do governo.
Trump, por sua vez, contrariou a presidente da Câmara e enviou uma carta ontem (23), informando a Pelosi que faria o discurso na próxima terça-feira (29), no Capitólio. Ela, mais uma vez, negou e respondeu, também por escrito, que o pronunciamento só iria ocorrer depois que o " shutdown " acabasse.
O Estado da União ("State of the Union", em inglês) é um tradicional discurso que acontece anualmente em uma sessão conjunta entre os senadores e os deputados no Congresso dos EUA. Na ocasião, o presidente presta esclarecimentos sobre o governo aos parlamentares, militares e integrantes da Suprema Corte, além de falar sobre planos futuros e prioridades para o ano.
Leia também: Trump veta presença de transgêneros nas Forças Armadas dos EUA
A paralisação do governo começou no dia 22 de dezembro e ainda não tem previsão de terminar. O shutdown ocorre porque Trump exige a aprovação de uma verba de US$ 5,7 bilhões no orçamento federal para a construção de um muro na fronteira com o México, mas Pelosi e os democratas do Congresso não concordam. Nesta quinta-feira (24), o Senado vai apresentar dois projetos para tentar acabar com o desligamento, mas nem o presidente e nem os Democratas pretendem ceder.