Filipinas recebem entre 15 e 20 tufões todos os anos durante a estação chuvosa que termina em novembro ou dezembro
Reprodução
Filipinas recebem entre 15 e 20 tufões todos os anos durante a estação chuvosa que termina em novembro ou dezembro

Ao menos 22 pessoas e três estão desaparecidas após uma tormenta tropical que atingiu as Filipinas neste fim de semana. O Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres (NDRRMC) do país acompanha as buscas. Houve enchentes, deslizamentos de terra e outros desastres causados ​​pela tempestade tropical Usman.

Leia também: Presidente filipino encoraja matança de bispos católicos: "Bastardos inúteis"

De acordo com informações do Conselho Nacional, as mortes ocorreram nas regiões de Bicol e Visayas Oriental. O porta-voz da instituição, Edgar Posadas, disse que a principal causa foram os deslizamentos de terra nas Filipinas .

Na região de Bicol, no sudeste da ilha de Luzon, pelo menos 16 pessoas morreram. As outras seis mortes ocorreram em Visayas Oriental, compreendendo as principais ilhas de Samar, Leyte e Biliran. Em Visayas, ainda há três pessoas desaparecidas.

A tempestade tropical começou no sábado (29) pelo Pacífico, provocando inundações, deslizamentos de terra, cortes de energia e outros danos, além de deixar dezenas de milhares de filipinos presos em aeroportos e portos.

O serviço meteorológico filipino previu chuvas moderadas a ocasionais para este domingo (30) por causa de Usman, que viaja para o oeste, em direção ao Mar da China Meridional e a presença de uma frente fria.

O país recebe entre 15 e 20 tufões todos os anos durante a estação chuvosa que começa em maio ou junho e termina em novembro ou dezembro.

Além das chuvas, um terremoto de magnitude 7.0 atingiu o país no sábado (29). O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos EUA alertou sobre uma ameaça de tsunami para partes do Pacífico que estavam mais perto do terremoto. 

Leia também: O mundo cada vez mais debilitado: os maiores desastres naturais de 2018

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia também aconselhou o público a ficar longe da costa. No entanto, tanto o instituto quanto o USGS cancelaram seus alertas de um possível tsunami nas Filipinas . Outros abalos de magnitude menor foram registrados neste domingo (30). 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!