O presidente norte-americano, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira (12) o atentado a tiros na França ocorrido na noite desta terça (11). Em sua conta do Twitter, Trump emendou seu comentário, dizendo que o governo dos EUA vai "fortalecer ainda mais as suas fronteiras". Além disso, Trump aproveitou para pressionar a oposição por mais verbas para a segurança.
Donald Trump pediu que Nancy Pelosi e Chuck Schumer, líderes da oposição na Câmara e no Senado, conseguissem votos para aprovar o orçamento suficiente para a obra do muro entre os Estados Unidos e o México, uma de suas principais promessas de campanha.
"Mais um péssimo ataque terrorista na França. Nós vamos fortalecer ainda mais as nossas fronteiras. Chuck [Schumer] e Nancy [Pelosi] devem nos dar os votos para conseguirmos mais segurança na fronteira!", escreveu o presidente norte-americano.
Leia também: França pede para Trump 'cuidar da própria vida', após tweet sobre atos em Paris
Another very bad terror attack in France. We are going to strengthen our borders even more. Chuck and Nancy must give us the votes to get additional Border Security!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de dezembro de 2018
Trump também questionou o ex-presidente Barack Obama. "Os Democratas e o presidente Obama deram 150 bilhões de dólares ao Irã e não ganharam nada, mas, para a segurança nacional e um muro, eles só podem dar 5 bilhões de dólares?", tuitou.
The Democrats and President Obama gave Iran 150 Billion Dollars and got nothing, but they can’t give 5 Billion Dollars for National Security and a Wall?
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 12 de dezembro de 2018
Na noite de ontem, por volta das 20h, três pessoas morreram e 12 ficaram feridas após um tiroteio na França
, na cidade de Estrasburgo. Segundo autoridades, seis dos 12 feridos estão em estado grave. O caso está sendo tratado como ataque terrorista e o suspeito está foragido.
Segundo as autoridades francesas, o suspeito, identificado apenas como Chérif C., possui 27 condenações por crimes cometidos na França, na Alemanha e na Suíça. O Ministério do Interior francês tratou o ocorrido como um "grave incidente de segurança pública".
Leia também: Trump se irrita com tradução em reunião do G20 e joga fone de ouvido no chão
A declaração de Donald T rump veio um dia depois do atentado e de uma discussão sobre o orçamento dos EUA com a liderança democrata. Nessa discussão, Trump ameaçou fechar o governo caso a oposição não aprove uma quantia suficiente para a construção do muro.