Putin encontrará diversos líderes de Estado no último fim de semana da Copa

Segundo a imprensa local, presidente da Rússia deve ter agenda cheia; fim de semana de decisão do mundial atrairá premiês, presidentes e alto escalão

Fim de semana de decisão da Copa do Mundo será marcado por uma série de encontros entre líderes e Vladimir Putin
Foto: Divulgação/Kremlin
Fim de semana de decisão da Copa do Mundo será marcado por uma série de encontros entre líderes e Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vive um fim de semana intenso. Isso porque, com a final da Copa do Mundo da Fifa marcada para este domingo (15), o mandatário anfitrião do ano terá uma movimentada agenda de encontros políticos, hoje e amanhã.

Leia também: Rússia abre inquérito contra torcedores brasileiros que constrangeram mulher

De acordo com a imprensa russa, a decisão deve atrair entre "11 ou 12 presidentes, diversos primeiros-ministros e muitos funcionários de alto escalão de países estrangeiros". Na abertura da Copa do Mundo , Putin também encontros diversos mandatários.

Os encontros deste sábado (14), segundo a agência de notícias Tass , serão com os presidentes da Palestina, Mahmoud Abbas; do Sudão, Omar al Bashir; do Gabão, Ali Bongo Ondimba; e da Moldávia, Igor Dodon. Hoje também é o dia em que a Copa terá seu penúltimo jogo: o da disputa pelo terceiro lugar do mundial. 

Já amanhã, Vladimir Putin terá reuniões com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán; com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani; e com os presidentes das seleções finalistas: Emmanuel Macron, da França, e Kolinda Grabar-Kitarovic, da Croácia.

Leia também: Diante de ameaça de Trump, Rússia diz que Putin não negocia pelo Twitter

Encontros de Putin na abertura da Copa do Mundo

Na abertura do mundial, o presidente russo já havia recebido líderes de diversos países. No entanto, nenhum deles era de uma grande nação, mas apenas de países periféricos, como Paraguai, Panamá e Quirguistão.

Do Brasil, segundo a BBC , 28 pessoas viajaram para a Rússia com todas as despesas pagas pelo governo federal. Ao todo, cinco órgãos nacionais mandaram representantes para a Copa. Porém, nenhuma autoridade brasileira se encontrou com Putin no início do campeonato e nem o encontrará no fim.

Leia também: Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia com maior apoio de sua carreira

A figura internacional de maior relevância que foi vista com Putin na partida de inauguração da Copa do Mundo foi o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, líder de fato do país, que enfrentou a Rússia no primeiro jogo do mundial.

* Com informações da Agência Ansa.