Um balão gigante inspirado em Donald Trump sobrevoará o Parlamento de Londres durante a visita do presidente dos Estados Unidos a capital inglesa, na próxima sexta-feira (13). De acordo com o The Guardian , o balão Trump Baby foi criado como um mecanismo de protesto.
Leia também: Cerca de 600 mulheres são presas em protesto contra Donald Trump em Washington
Depois de ativistas arrecadarem 18 mil euros, o equivalente a R$ 83 mil, e mais de dez mil assinaturas em uma petição para a autorização de voo do balão Trump Baby , o prefeito de Londres, Sadiq Khan, permitiu que o boneco de ar de seis metros sobrevoe o Parlamento Square Gardens.
A viagem ocorrerá durante a passagem de Trump pelo Reino Unido. A autorização da Polícia Metropolitana também foi necessária para a realização do projeto, uma vez que controlam o transito aéreo do local.
Balão Trump Baby aumentará tensões durante visita do republicano
Em entrevista à mídia britânica, os ativistas responsáveis pelo balão afirmaram que o desenvolvimento do projeto se deu por meio de crowdfunding – ou seja, uma espécie de 'vaquinha'. A iniciativa ocorre a fim de ressaltar o posicionamento do grupo, que é contra o governo Trump .
Leia também: Donald Trump afirma que tem poder de conceder perdão presidencial a si mesmo
Segundo o The Guardian , o feito deverá aumentar as tensões durante a semana em que o presidente norte-americano estará no Reino Unido, além de potencializar os conflitos entre Trump e Khan acerca do terrorismo e da comunidade muçulmana presente em Londres.
Diante dos conflitos e das opiniões divergentes, o início das grandes manifestações está previsto para a noite de quinta-feira (12), quando Donald Trump chegará da cúpula da Otan em Bruxelas.
A passagem do presidente dos EUA pelo Reino Unido terá duração de três dias e incluirá um jantar com empresários e políticos no Palácio de Blenheim, um encontro com a rainha Elizabeth II em Windsor e uma conversa com Theresa May em seu retiro rural em Damas. Há especulações de que Trump também vá a Escócia jogar golfe.
Ainda segundo o jornal, a programação de Trump em terras britânicas foi planejada para garantir que ele não seja exposto ao contato com os manifestantes, o que teria sido um dos motivos para o cancelamento de sua viagem à Inglaterra no ano passado.
Leia também: "Missão cumprida", diz Trump sobre ataque à Síria; Pentágono também elogia ação
Cerca de 50 mil pessoas devem marchar do edifico Portland Place para a Trafalgar Square como parte do protesto intitulado “Stop Trump”. Os criadores do balão Trump Baby revelaram que o boneco de ar fará parte da ação e que será levado para uma ‘turnê mundial’ em breve. “Esperamos que Trump Baby vigie Donald Trump. Nossa intenção é que Trump veja tanto o balão que comece a sonhar com ele”, concluíram.