Onda de confrontos na Nigéria deixou 86 mortos no fim de semana
Ansa
Onda de confrontos na Nigéria deixou 86 mortos no fim de semana

O fim de semana foi sangrento na Nigéria: ao menos 86 pessoas foram mortas em confrontos nos dias 23 e 24 de junho em diversas vilas no centro do país, informou a polícia do estado de Plateau.

Leia também: Trump: imigrantes ilegais devem ser mandados para seus países 'imediatamente'

Os confrontos na Nigéria tiveram início no sábado (23) na região de Barkin Ladi, se estendendo também no domingo (24), em Jos. Os ataques, afirma a polícia, se deram entre pastores da tribo Fulani, de maioria muçulmana, contra agricultores cristãos. Os ataques teriam sido motivados por questões étnicas , disputas por terras e lutas por recursos naturais, questões que há décadas tem causado um imenso caos social no país africano. 

Além dos massacres, dezenas de pessoas ficaram feridas e cerca de 50 casas foram incendiadas durante os confrontos, relatou o porta-voz da polícia de Plateau, Terno Tyopev. O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, se manifestou nas redes sociais da internet para pedir calma à população, enquanto os militares e a polícia põem fim ao banho de sangue iniciado no sábado, e afirmou que o governo não descansará até que "todos os assassinos e criminosos sejam levados à justiça". 

Leia também: Erdogan é reeleito presidente da Turquia com pouco mais de 52% dos votos

O governador do estado onde se deram os confrontos, Simon Bako Lalong, também usou a rede social para pedir paz e diálogo à população. Ele também declarou, na segunda-feira (25), um toque de recolher de 12 horas, entre 18h e 6h, enquanto a situação na região é pacificada.

"Ainda que eu entenda que as tensões estejam altas neste momento de luto, eu peço que mantenhamos a calma e cooperemos com as operações de segurança para lidar com essa situação infeliz", escreveu o governador.  

As lutas por recursos naturais se instalaram no país no início do século, e a violência dos  confrontos na Niguéria  se tornaram uma das maiores preocupações da região, que terá eleições presidenciais no ano que vem.  

* Com informações da Ansa

Leia também: Presidente do Zimbábue sobrevive à possível tentativa de assassinato em estádio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!