"Voo mais assustador da vida", diz passageira após motor de avião se desintegrar

Em vídeos e fotos feitas por passageiros, é possível ver problema em motor antes do pouso de emergência; avião voava de San Francisco para o Havaí

Passageiros gravaram momentos de terror quando motor de avião começou a se desintegrar durante o voo
Foto: Reprodução/Twitter/Erik Haddad
Passageiros gravaram momentos de terror quando motor de avião começou a se desintegrar durante o voo

Um Boeing 777 da United Airlines realizou pouso de emergência na terça-feira (13) enquanto realizava viagem de San Francisco para o Havaí após apresentar graves problemas mecânicos. Os passageiros registraram momentos de pânico em que é possível observar o motor do avião desintegrando-se durante o voo, acima do Pacífico.

Leia também: "Não sou herói", diz jovem que resgatou criança nos trilhos do metrô; veja vídeo

Depois do pouso de emergência, os passageiros relataram o terror vivido durante a viagem, afirmando ter sido "o voo mais assustador da vida". Vídeos e fotos tiradas da janela do avião mostram quando o motor do avião se 'desmancha' no ar, soltando pedaços enquanto voava. 

O drama a bordo do Boeing 777-222 começou, segundo o jornal The Guardian , logo depois de um estrondo ser ouvido 35 minutos antes do horário previsto de chegada. O avião da United Airlines tinha como destino a cidade de Honolulu, no Havaí, mas os pilotos tiveram de mudar a rota a fim de realizar o pouso de emergência de maneira segura. 

A bordo do voo assustador, o passageiro Erik Haddad, que é engenheiro da Google, conseguiu filmar o motor danificado, que estava ao lado de sua janela. Aparentemente calmo durante todo o incidente, Haddad postou uma série de fotos e vídeos na sua página do Twitter, ainda criticando o manual de sobrevivência. "Não vejo nada sobre isso aqui no manual", cutucou. 

Já a passageira Maria Falaschi, que também publicou imagens dos momentos nas redes sociais, afirmou que o voo UA1175 foi  "um dos mais assustadores da vida dela". Porém, destaca que os pilotos fizeram "um grande trabalho" e "assim como a tripulação". Segundo Maria, a equipe conseguiu preparar as pessoas para o caso do pouso de emergência de maneira exemplar. 

Leia também: Decolagem e pouso são as fases mais perigosas do voo

O que diz a empresa

Em nota, a United Airlines disse que o voo fez um pouso seguro às 0h38 locais (3h38 da madrugada em Brasília). "Nossos piliotos realizaram todos os procedimentos de protocolo necessários para um pouso seguro em terra", escreveu. 

Foto: Reprodução/Twitter Erik Haddad
Avião de modelo Boeing 777 foi comprada em 1994, segundo a United Airlines

A companhia aérea afirmou ao site Business Insider que o avião foi comprado em 1994, ou seja, é um dos primeiros Boeing 777 já vendidos. O modelo é o maior jato duplo do mundo.

Leia também: Avião chacoalha por duas horas durante voo e piloto pede "orações" a passageiros

A equipe de resgate e os bombeiros foram encaminhados à pista onde estava a aeronave logo depois do pouso. "Os passageiros desembarcaram normalmente", afirmou a empresa, que ainda garantiu que está "cooperando plenamente" com as investigações da Administração Federal de Aviação e do Conselho Nacional de Segurança do Transporte sobre as possíveis causas do problema no motor do avião. "A United Airlines está cooperando plenamente com a investigação da NTSB e da FAA sobre o evento".