Comitê apura se painel congelado causou queda de avião com 71 a bordo na Rússia

Grupo que investiga acidente vai analisar teoria sobre problemas na medição da velocidade, sugerida pelo Comitê Interestatal de Aviação da Rússia

Avião da Saratov Airlines sumiu dos radares minutos após ter decolado de Moscou para a cidade de Orsk
Foto: Divulgação/Saratov Airlines
Avião da Saratov Airlines sumiu dos radares minutos após ter decolado de Moscou para a cidade de Orsk

O comitê responsável pela investigação sobre a queda do avião Antonov An-148, que ocorreu na Rússia no último domingo (11) e causou a morte de todas as 71 pessoas a bordo , vai investigar a possibilidade de o painel da aeronave ter congelado.

A teoria foi levantada pelo Comitê Interestatal de Aviação da Rússia, que apontou imprecisão nos indicadores de velocidade do avião , situação possivelmente provocada pelo congelamento do painel da aeronave, que pertence à companhia russa Saratov Airlines. 

"Os investigadores vão analisar esses dados e combiná-los com outros materiais relacionados ao inquérito criminal em andamento. A teoria do Comitê Interestatal de Aviação será checada com outros especialistas", disse o porta-voz do grupo de investigadores, Svetlana Petrenko, conforme reportou a agência russa Interfax .

Leia também: Aeroporto de Londres reabre após bomba de 500 kg da Segunda Guerra ser removida

A aeronave decolou no domingo do aeroporto de Moscou com destino à cidade de Orsk, perto da fronteira com o Cazaquistão, com 65 passageiros e seis tripulantes a bordo. Minutos após decolar do aeroporto de Domodedovo, no entanto, a aeronave sumiu dos radares. Os destroços do avião, incluindo as duas caixas-pretas recuperadas nessa segunda-feira (12), foram encontrados em um campo na região de Ramenskoe, perto de Moscou.

No horário do acidente nevava muito na capital russa, que registrou temperatura média de -4ºC ao longo daquele dia.

O governo russo anunciou que a família de cada uma das 71 pessoas que morreram no acidente com o avião da Saratov receberão indenização do governo no valor de 3,5 milhões de rublos russos, o equivalente a aproximadamente R$ 210 mil.

Leia também: Kim Jong-un diz ter ficado impressionado com a receptividade da Coreia do Sul