Especialistas de centro de pesquisa local dizem não saber o motivo da coloração vermelho-sangue do rio  Molchanka
Reprodução/The Siberian Times
Especialistas de centro de pesquisa local dizem não saber o motivo da coloração vermelho-sangue do rio Molchanka

Um acontecimento misterioso chocou os moradores de uma cidade russa na última semana. Eles ficaram extremamente preocupados porque o rio Molchanka, localizado na cidade de Tyumen mudou de coloração, se transformando em um pequeno rio de sangue .

Leia também: Indiano morre após ser 'sugado' por máquina de ressonância magnética

O desespero aumentou depois que especialistas disseram não saber o motivo da coloração vermelha do rio,  mas admitiram que temiam que a mudança seja causada por conta de uma contaminação, o que pode prejudicar a qualidade da água potável e a saúde dos residentes de Tyumen.

Oficiais do Oeste da Sibéria foram até o local com especialistas para coletar uma mostra da água. Nesta quinta-feira (1º), eles afirmaram que a realização de testes para descobrir a causa do fenômeno já ocorreu, mas os resultados ainda não foram divulgados.

O incidente foi rotulado pela agência russa de notícias Tass como “um acontecimento bíblico”, devido passagens como a de Êxodo, em que a água vermelha é vista como a primeira praga do Egito.

Leia também: Cientistas revelam que suposto meteoro em vilarejo é cocô despejado de avião

Moradores e testes

Ao jornal The Siberian Times , moradores relataram muita preocupação com o incidente. Além disso, disseram que acreditam que a coloração suspeita tenha sido ocasionada pelo despejo de substâncias químicas por parte de uma empresa local.

Maria Parashchenko, que reside na aldeia de Novotarmansky, contou que as águas do Molchanka apresentaram mudanças de cores constantes, que só pararam de ocorrer recentemente.

Moradora da aldeia de Novotarmansky, conta que as águas do Molchanka apresentaram mudanças de cores constantes
Reprodução/The Siberian Times
Moradora da aldeia de Novotarmansky, conta que as águas do Molchanka apresentaram mudanças de cores constantes

“Primeiro o rio ficou laranja e depois parecia tingido com um vermelho intenso. Percebi essa diferença principalmente entre os assentamentos de Novotarmansky e Molchanova”, afirmou.

Um porta-voz do centro de pesquisa de Rosprirodnadzor alegou que, até o momento, não pode informar o que de fato aconteceu com as águas do riacho, e que o centro segue aguardando os resultados finais dos testes.  

O chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Ecologia da Região de Tyumen, Alexander Rein, disse ao portal de notícias Tumix que ainda é necessário localizar e definir a fonte de contaminação.

Leia também: Cliente devolve sanduíche à loja por não estar 'devidamente cortado ao meio'

"Funcionários da Autoridade de Supervisão do Estado e administração da região de Tyumen estão verificando se, de fato, a vermelhidão do rio foi causada por químicas despejadas por uma empresa. Colhemos mais material e esperamos chegar a uma conclusão nas próximas 24 horas”, anunciou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!