Sem camisa, Putin mergulhou de calção de banho no gélido lago Seliguer
Reprodução/Twitter
Sem camisa, Putin mergulhou de calção de banho no gélido lago Seliguer

Cerca de 1,8 milhão de russos, o presidente Vladmir Putin entre eles, comemoram na madrugada desta sexta-feira (19) a Epifania ortodoxa, tradicional festa religiosa que recorda a passagem bíblica do batizado de Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.   

Leia também: Foto viraliza e choca brasileiros após temperaturas chegarem a - 67ºC na Rússia

Acompanhado de clérigos da Igreja ortodoxa, Putin mergulhou de calção de banho, sem camisa, no gélido lago Seliguer, que fica próximo a um mosteiro na região de Tver, no leste da Rússia. Os termômetros apontavam --5 °C – temperatura até razoável para os rigorosos padrões climáticos do país.

De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o presidente participa do rito há anos.

Durante a festividade, o povo russo tem o costume de mergulhar três vezes em rios ou lagos do país, em referência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, a santíssima trindade cristã. Nessa época do ano, contudo, algumas regiões do país enfrentam temperaturas de até -50 °C – nessas localidades, por questões de segurança o governo desaconselha a prática do ritual.

Leia também: Bêbado, russo é preso por furtar tanque de guerra para roubar garrafa de vinho

O presidente, que foi membro da KGB, o serviço secreto da antiga União Soviética, viveu numa época em que o regime comunista reprovava manifestações religiosas. Desde que ascendeu ao poder, contudo, o mandatário deu protagonismo à religião e participa com frequência de cerimônias e festividades da Igreja ortodoxa, predominante no país.

Este é um ano chave para a Rússia e para Putin. Além de sediar a Copa do Mundo de futebol, o país realizará eleições presidenciais em março, e o atual mandatário já anunciou que será candidato à reeleição.

O fotogênico presidente

Essa não é a primeira vez que o líder russo se apresenta sem camisa perante jornalistas. Amante da natureza selvagem, Putin já foi fotografado de torso nu nadando com golfinhos, andando a cavalo, sentado em um galho de árvore e praticando natação em um lago durante as férias.

Leia também: Irônico, Trump diz que 'cairia bem' o aquecimento global contra o frio nos EUA

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!