O trem de passageiros que descarrilou na manhã desta segunda-feira (18) e caiu sobre uma rodovia ao sul de Seattle, no estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos, estava circulando muito acima da velocidade máxima permitida na via.
Segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (19) nos Estados Unidos , no momento do acidente, a locomotiva estava a 128,7 km/h em uma área onde deveria passar a 48,2 km/h – ou seja, ele estava a quase três vezes acima da velocidade adequada.
O acidente, ainda de causa desconhecida, deixou pelo menos três mortos e dez feridos.
De acordo com a mídia norte-americana, em entrevista, a porta-voz da Junta Nacional de Segurança no Transporte, T. Bella Dinh-Zar, disse que os dados sobre a velocidade do trem foram obtidos da caixa preta da locomotiva do comboio.
O acidente com o trem ocorreu na rodovia interestadual 5, entre as cidades de Tacoma e Olympia, e o tráfego na região foi completamente bloqueado.
Segundo a CNN , diversos carros que passavam pela região foram atingidos por vagões, porém, não há mortos entre os ocupantes destes veículos.
Leia também: Tempestade nas Filipinas afeta 200 mil pessoas e causa pelo menos três mortes
De acordo com a empresa que opera a linha, a composição fazia sua viagem inaugural entre as cidades de Seattle e Portland, no noroeste americano, com cerca de 78 passageiros e cinco membros da equipe. Ao todo, 13 dos 14 vagões do comboio descarrilaram.
"Descarrilamento catastrófico"
O acidente chocou todos os norte-americanos. A prefeita de Seattle, Jenny A. Durkan, fez, ainda ontem, um pronunciamento sobre o ocorrido. Em seu discurso, ela prestou solidariedade às famílias das vítimas e chamou o descarrilamento de "catastrófico".
"Esse descarrilamento catastrófico é horrível. Meus pensamentos estão com os passageiros, familiares e todos aqueles feridos, assim como com os primeiros a responderem [à ocorrência], bombeiros e policiais que correram até a cena", disse.
Leia também: Ataque terrorista em igreja cristã mata ao menos 9 pessoas, no Paquistão
"A cidade de Seattle ofereceu nossa assistência e ajuda aos condados de Pierce e Thurston, e está pronta para trabalhar com Amtrak, escritórios locais, estaduais e federais, enquanto eles administram e lidam com as consequências desse tragico incidente", encerrou a prefeita da cidade dos Estados Unidos.