Explosão em centro de distribuição de gás deixa um morto e feridos na Áustria

Causas do incidente não foram informadas oficialmente, mas fala-se no 'maior vazamento de gás ocorrido na história recente do país'; entenda

Jornais consideram o acidente o maior vazamento de gás ocorrido na história recente da Áustria
Foto: Reprodução/Il Fatto Quotidiano
Jornais consideram o acidente o maior vazamento de gás ocorrido na história recente da Áustria

Uma explosão no centro de distribuição de gás de Baumgarten an der March, no leste da Áustria, deixou várias pessoas feridas e ao menos um morto, nesta terça-feira (12). O número de feridos ainda não foi confirmado pela equipe de resgate, mas a imprensa local fala que pode variar entre 18 e 60.

Leia também: Câmeras flagram explosão que deixou quatro feridos em Manhattan; assista

As causas da explosão ainda não foram informadas, mas os jornais da Áustria têm considerado o acidente como o maior vazamento de gás ocorrido na história recente do país. O incidente foi seguido de um incêndio.

Nem as autoridades e nem o Corpo de Bombeiros acreditam que a explosão seja resultado de uma ação terrorista ou um ataque intencional.

O local onde ocorreu a incidente é o principal centro de distribuição de gás proveniente da Rússia e da Noruega no país. Baumgarten an der March fica próximo de Viena e da fronteira com a Hungria e Eslováquia.

Leia também: 'Vamos para casa', diz Putin ao ordenar retirada parcial de tropas da Síria

"A explosão ocorreu às 8h45 locais e foi seguida de um incêndio. A situação agora está sob controle", informou a polícia pelo Twitter. 

Itália sem gás

Segundo a operadora do gasoduto, Gas Connect Austria, a explosão desta terça-feira não afeta a distribuição no território austríaco , reduz o fluxo de gás para a Itália, que teve que declarar estado de emergência pela interrupção da distribuição.

O gás vindo da Rússia passava pelo centro de distribuição da Áustria até chegar à Itália.

"Hoje houve um incidente em um ponto da transmissão de gás na Áustria que causou sérios problemas no fornecimento, principalmente no gás vindo da Rússia. Se tivéssemos o TAP, não precisaríamos ter declarado emergência", disse o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, referindo-se ao gasoduto que ligaria o país ao Azerbaijão. "Serve para diversificar o fornecimento de gás", completou.

Explosão em Manhattan

O incidente desta terça-feira no país austríaco acontece um dia depois do atentado terrorista frustrado que tinha como alvo o maior terminal de ônibus do mundo, o Port Authority, em Nova York , nos Estados Unidos. 

No episódio, o terrorista levava uma bomba caseira consigo quando ela explodiu antes da hora, ferindo ele e mais três pessoas. O autor do ataque, um homem de 27 anos nascido em Bangladesh, foi preso logo na sequência da explosão. 

Apesar da proximidade com o atentado, a explosão na Áustria não parece se tratar de nenhum ataque terrorista, mas de um acidente de vazamento . As autoridades austríacas ainda não se pronunciaram sobre o assunto. 

* Com informações da Agência Ansa.