Depois das autoridades dos Estados Unidos confirmarem, nesta setxa-feira (8), a primeira vítima fatal dos incêndios que atingem o sul da Califórnia, o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou estado de emergência para a região.
Leia também: Incêndios atingem Los Angeles e queimam mais de 64 mil hectares na Califórnia
A Califórnia sofre com incêndios florestais desde o dia 4 de dezembro. Nesta sexta, porém, foi confirmada a morte de Virginia Pesola, uma idosa de 70 anos, que teve o corpo encontrado, na última quarta (6), dentro de um carro numa rota de evacuação em Santa Paula. O corpo, repleto de queimaduras, apresentava sinais de que havia inalado fumaça.
Com a declaração de Trump , fica autorizado ao Departamento de Segurança Nacional e à Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) a coordenação de "todos os esforços nas tarefas de socorro" das vítimas do fogo.
De acordo com as informações reveladas por um comunicado da Casa Branca, "o objetivo é aliviar o sofrimento da população local e prestar assistência às autoridades estaduais e locais".
Temporada de fogo na Califórnia
A onda de incêndios na região teve início na última segunda-feira e já destruiu mais de 500 construções. Além disso, milhares de residências estão sem energia elétrica e cerca de 210 mil pessoas precisaram evacuar o sul do estado.
Leia também: Incêndios florestais na Califórnia matam 10 e obrigam 20 mil a deixar suas casas
Por conta do fogo, as universidades e as escolas da região ficaram fechadas a semana inteira e não possuem data certa para retomar as aulas.
Foco maior: incêndio Thomas
O maior incêndio desta temporada é Thomas , que atinge o condado de Ventura. As chamas já destruiram mais de 53 mil hectares, área três vezes maior que a capital Washington.
Além disso, apenas 10% do fogo já conseguiu ser contido, segundo os bombeiros, que mobiliza 2.500 homens, apoiados por 12 helicópteros e 471 caminhões para a operação.
Leia também: Trump é acusado de tentar beijar ex-apresentadora da Fox News na boca
Só esse foco de incêndio já se estende por 16 quilômetros, entre Santa Paula e o oceano Pacífico, e já provocou a evacuação de 80 mil pessoas na Califórnia.
* Com informações da Agência Ansa.