Mugabe é expulso da liderança do partido que fundou há 37 anos no Zimbábue

A legenda também expulsou a primeira-dama e outros aliados da base; presidente de Comitê se referiu a Robert Mugabe como "presidente em fim de mandato", ainda elogiando a intervenção das Forças Armadas do país

Presidente Robert Mugabe, que está sob custódia dos militares, apareceu em formatura de universidade no Zimbábue
Foto: Reprodução/BBC
Presidente Robert Mugabe, que está sob custódia dos militares, apareceu em formatura de universidade no Zimbábue

O Comitê Central da União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF), do presidente Robert Mugabe, decidiu expulsá-lo da liderança do partido neste domingo (19), substituindo-o pelo ex-vice-presidente, Emmerson Mnangagwa. Além de Mugabe, a legenda também expulsou a primeira-dama, Grace Mugabe , e outros muitos aliados da base.

Leia também: Saída de Mugabe da presidência do Zimbábue voltará a ser negociada neste domingo

Mnangagwa foi destituído da vice-presidência na semana passada, depois da pressão realizada pela facção vinculada à primeira-dama, que ambicionava suceder seu marido no poder. A escolha pelo ex-vice-presidente para a liderança da ZANU-PF aconteceu durante uma reunião extraordinária do principal órgão executivo do partido, logo após a retirada do apoio a Robert Mugabe feita pelas seções provinciais.  

Com a decisão de hoje, a ZANU-PF encerra a liderança do seu fundador, que governou o Zimbábue por 37 anos. Antes da reunião extraordinária, o presidente do Comitê Central do partido, Obert Mpofu, se referiu a ele como “um presidente em fim de mandato”, ainda elogiando a intervenção das Forças Armadas, que segundo ele “abrem uma nova era, não só para o partido, mas também para o país”.

Mpofu afirmou que o presidente “tinha feito um grande trabalho até que Grace e seus parceiros se aproveitaram dele quando envelheceu”. Mais cedo, as alas jovens do ZANU-PF , que até então apoiavam o casal, se manifestaram pedindo a renúncia do governante e a expulsão da primeira-dama. De acordo com a imprensa local, a sessão parlamentar para encerrar o mandato do presidente pode acontecer até a próxima terça-feira (21).

Leia também: Povo do Zimbábue celebra, mas Mugabe se diz “pronto para morrer pelo correto”

Mugabe tem 93 anos e é o presidente mais velho em atividade do mundo.

'Festa de expulsão'

Foto: BBC/Reprodução
População do Zimbábue celebra ação do Exército que afastou o presidente Robert Mugabe, de 93 anos, do poder

Ontem (18), dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas do Zimbábue em protesto contra o presidente Robert Mugabe. No centro da capital Harare, os cidadãos dançavam, cantavam, vibravam e seguravam cartazes pedindo para que ele deixe o cargo. Ao mesmo tempo, em entrevista à agência de notícias Reuters , o sobrinho do presidente, Patrick Zhuwao, afirma que o tio e a esposa, de 52 anos, estão “prontos para morrer pelo que é correto”. Ambos não teriam nenhuma intenção de deixar o poder ou o país.

Leia também: Presidente do Zimbábue faz primeira aparição pública após 'golpe de Estado'

*Com informações da Agência Brasil e Agência Ansa