"Guerra pode começar a qualquer momento", diz vice-embaixador da Coreia do Norte

Durante reunião do comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU, Kim In Ryong acusou EUA de boicotarem tratado contra proliferação nuclear

Kim Jong un, líder da Coreia do Norte, tem feito repetidos testes com misseis balísticos e gerado tensão com os EUA
Foto: Reprodução/Twitter
Kim Jong un, líder da Coreia do Norte, tem feito repetidos testes com misseis balísticos e gerado tensão com os EUA

O vice-embaixador da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU), Kim In Ryong, afirmou, nesta terça-feira (17), que "uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento". A declaração foi dada pelo diplomata durante uma reunião do comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU.

Leia também: "Irã está sob um regime fanático", diz Trump ao não certificar acordo nuclear

Kim In Ryong também acusou os Estados Unidos de boicotarem o tratado contra a proliferação nuclear assinado em julho por 122 países. "Todo o continente americano está dentro de nosso alcance de disparo, e se os Estados Unidos se atreverem a invadir nosso território sagrado, uma polegada sequer, não escaparão de punição severa em qualquer parte do globo", ameaçou o vice-embaixador da Coreia do Norte .

O diplomata norte-coreano garantiu que "apoia a eliminação total das armas nucleares", mas que isso depende de os Estados Unidos "pararem de ameaçar e chantagear" Pyongyang.

No último domingo (15), o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, já havia dito que as tentativas de resolver a crise durariam "até a primeira bomba cair" . Em visita a Tóquio, no Japão, o vice de Tillerson, John Sullivan, afirmou que os Estados Unidos não excluem a possibilidade de negociar diretamente com o país norte-coreano, mas alertou que é preciso "se preparar para o pior" caso a diplomacia fracasse.

Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai à Coreia do Sul , para cumprir uma das etapas de sua primeira visita à Ásia. O tour pelo continente acontecerá entre os dias 3 e 14 do mesmo mês.

Clima tenso

Desde o início do seu mandato como presidente dos Estados Unidos, Trump vem trocando ameaças com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. A principal crise entre eles acontece por causa do programa nuclear e balístico do país asiático.

A crise e o comportamento irascível dos dois líderes levantaram temores de uma guerra na península coreana, cenário que seria devastador não apenas para Pyongyang, mas também para a Coreia do Sul, uma das principais aliadas dos norte-americanos na Ásia.

Nesta semana, o vice-embaixador da Coreia do Norte afirmou, na ONU, que nenhum país ficou sujeito a uma ameaça atômica americana por tanto tempo. No Japão, o vice-chanceler dos Estados Unidos não descarta diálogo direto.

* Com informações da Ansa