Tamanho do texto

Corpo do famoso pintor foi exumado graças e um processo de paternidade; quando exumado, o artista surpreendeu ao apresentar seu bigode intacto

Bigodes de Salvador Dalí são muito famosos; segundo especialistas, eles estavam intactos 28 anos após sua morte
Arquivo
Bigodes de Salvador Dalí são muito famosos; segundo especialistas, eles estavam intactos 28 anos após sua morte

Os testes de DNA feitos com as amostras dos restos mortais do pintor Salvador Dalí – colhidas em uma exumação feita em julho – provaram que o surrealista não é o pai de Maria Pilar Abel Martinez, uma vidente nascida na cidade de Girona em 1956, que afirmava ser sua filha.

Leia também: Exumação de Salvador Dalí revela bigode intacto 28 anos após sua morte

Segundo uma comunicado da Fundação Gala-Salvador, repercutido pela imprensa espanhola, "depois de analisadas as mostras biológicas de Pilar Abel Martínez e as obtidas na exumação dos restos mortais de Salvador Dalí , os resultados obtidos permitem excluir Dalí como pai biológico".

A exumação do corpo do pintor foi determinada pela Justiça espanhola, em julho deste ano, para a realização do teste do DNA. A catalã, que nasceu em 1956, alegava ser fruto de uma relação do artista e de sua mãe, que trabalhava como empregada em Cadaqués.

Bigode intacto

Durante a exumação do corpo do pintor, comprovou-se que os restos mortais dele, que haviam sido embalsamados, estão bem conservados. O mesmo se diz sobre o seu marcante bigode .

Leia também: Tela de Salvador Dalí volta a bater recorde mundial em leilão em Londres

Isso porque, de acordo com os especialistas, o bigode de Dalí estava intacto, mesmo 28 anos depois da sua morte.

Narcís Bardalet, o embalsamador que cuidou do corpo do surrealista depois de sua morte, em janeiro de 1989, e ajudou com a exumação, disse que ficou encantado ao ver novamente a característica mais conhecida do pintor.

"O bigode dele ainda está intacto, assim como ele gostava. É um milagre", afirmou Bardalet à estação de rádio catalã RAC1 . "O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos", disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, durante entrevista no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, Girona.

Nascido em 1904, Salvador Dalí é um dos maiores expoentes do Surrealismo. Ele foi casado com a russa Helena Diakonova, falecida em 1982, e morreu sem descendentes conhecidos. Seu corpo está sepultado no Teatro-Museu Dalí de Figueres.

Leia também: DiCaprio compra quadro de Dalí em leilão por R$ 2,3 milhões

* Com informações da Agência Ansa.