Kim Jong-un, líder norte-coreano, já posicionou um outro míssil para um novo lançamento na costa do país
KCNA/Sputnik
Kim Jong-un, líder norte-coreano, já posicionou um outro míssil para um novo lançamento na costa do país

A Coreia do Norte está posicionando um novo míssil balístico intercontinental em sua costa, o que comprovaria as suspeitas sul-coreanas de que o regime de Kim Jong-un estaria se preparando para um novo lançamento. As informações são do Asia Business Daily,  jornal de Seul.

Leia também: 'Míssil norte-coreano testado ontem pode atingir até NY', diz especialista

De acordo com a publicação, divulgada nesta terça-feira (5), a preparação para o novo lançamento teria começado nesta segunda-feira (4), com o deslocamento do míssil pela noite, para evitar que satélites espiões conseguissem detectar a movimentação.

Por conta dessa movimentação na vizinha do Norte, a Coreia do Sul já está se preparando para um lançamento de um míssil intercontinental a qualquer momento. 

Há suspeitas, no entanto, de que tal lançamento seja feito entre os dias 9 de setembro –aniversário da fundação do Estado da Coreia do Norte – ou 10 de outubro, data da criação do Partido dos Trabalhadores, o único partido governante do país de Kim Jong-un.

Reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Em caráter de emergência, logo após o teste nuclear de uma bomba de hidrogênio, realizado pela Coreia do Norte no último fim de semana, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu, nesta segunda-feira (4), a fim de discutir quais os próximos passos que a comunidade internacional irá tomar.

Leia também: Trump ameaça responder à Coreia do Norte com "fogo e fúria nunca vistos"

Putin alerta que novas sanções serão ineficazes e inúteis contra a Coreia do Norte e estimula o diálogo
Presidência da Rússia
Putin alerta que novas sanções serão ineficazes e inúteis contra a Coreia do Norte e estimula o diálogo

Alguns membros do Conselho, como os Estados Unidos , exigiram – como uma forma de retaliação a Kim Jong-un – que medidas drásticas sejam tomadas. De acordo com ONU, este foi o maior e mais potente teste nuclear já realizado em todo o planeta, até por  Pyongyang .

Em contraponto, o presidente russo, Vladimir Putin , afirmou, nesta terça-feira, que novas sanções serão "ineficazes" e "inúteis" contra a Coreia do Norte.

"Aumentar a histeria militar em tais condições não faz sentido, é um caminho sem volta. Poderia levar a uma catástrofe global, panetária, a uma enorme perda de vidas humanas", disse Putin. "Para resolver a questão nuclear norte-coreana, [e evitar um novo lançamento de mísseis] não há outra saída a não ser o diálogo pacífico", defendeu, como já havia proposto na semana passada. 

Leia também: Barbeiro cria corte de cabelo com rosto do presidente norte-coreano Kim Jong-Un

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!