Escultura 'David' de Michelangelo foi 'blindada' contra possível atentado terrorista em Florença
Flickr/Olivier Bruchez
Escultura 'David' de Michelangelo foi 'blindada' contra possível atentado terrorista em Florença

As obras mais importantes da Galeria da Academia de Belas Artes de Florença estão sob um esquema reforçado de segurança após o atentado terrorista ocorrido em Barcelona, no último dia 17. A vigilância especial está destinada a cuidar especialmente da escultura ' David ', de  Michelangelo .

Leia também: Estado Islâmico sugere Itália como próximo alvo de atentados terroristas

De acordo com a diretora do museu, Cecile Holberg, há um novo plano de proteção a essas obras de arte, pelo temor do local se tornar um dos próximos alvos de um atentado terrorista do grupo Estado Islâmico. 

"Após o ataque na Espanha, com o ministro dos Bens Culturais, nós nos colocamos em alerta. Nós já temos um ótimo sistema de medidas de segurança, mas pela situação, nós decidimos incrementá-lo", disse Holberg.

Por causa disso, a diretora do museu emitiu uma ordem com uma série de novas disposições para aumentar o nível de segurança do lugar. Tal ordem ainda "contém indicações para que os funcionários, de maneira discreta, vigiem ainda mais tudo que acontece no museu e nas filas de ingresso".

Detectores de metal e medidas invisíveis ao olho nu

"Nós estabelecemos controles mais exigentes nos detectores de metal. E restringimos a gama de objetos que as pessoas podem levar para a Galeria, por exemplo, agora não se pode mais carregar garrafas com capacidade superior a 500ml, nem as de plástico, e conteúdos diferentes de água", explica a diretora.

Leia também: Terrorista responsável por ataque em Barcelona é morto a tiros pela polícia

Ainda de acordo com Holberg, a Prefeitura de Florença também está ajudando no projeto, especialmente, na segurança relativa à famosa escultura de 'David'. "Graças ao seu trabalho, a estrada onde fica a entrada da Galeria da Academia foi fechada firmemente com uma corrente.

A diretora do museu afirmou ainda que "foram ativadas outras medidas, não visíveis a olho nu". "Das quais não falo, obviamente, por motivos de segurança", destacou.

Por diversas vezes, ao longo da história, o 'David' foi danificado. O último dos atos de vandalismo desse tipo ocorreu em 1991, quando um homem com problemas mentais atacou a obra com marteladas. Porém, nunca um atentado terrorista teve a escultura como alvo.

Leia também: Polícia ainda procura três terroristas responsáveis por ataque em Barcelona

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!