Premiê espanhol decreta luto no país após atentado terrorista que matou 13

Mariano Rajoy anunciou que o governo decretou luto oficial a partir das 0h desta sexta até as 24h do próximo dia 20 de agosto; veja mais

Premiê da Espanha citou outras cidades que sofreram atentados, estendendo seus cumprimentos às vítimas
Foto: Creative Commons
Premiê da Espanha citou outras cidades que sofreram atentados, estendendo seus cumprimentos às vítimas

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy , afirmou na noite desta quinta-feira (17) que o país está de luto após o atentado terrorista na cidade de Barcelona, que matou 13 e feriu pelo menos 100 pessoas. Em pronunciamento horas depois do atropelamento, Rajoy prestou solidariedade para as vítimas do atentado e seus familiares, afirmando que são “primeira prioridade”.

Leia também: Ataque terrorista em Barcelona mata 13 e fere 100; dois suspeitos presos

Ainda durante o pronunciamento, o premiê da Espanha citou outras cidades europeias que sofreram atentados recentemente, estendendo seus cumprimentos às vítimas desses locais. Sobre o luto oficial, Rajoy diz que o governo decretou-o a partir das 0h desta sexta até as 24h do próximo dia 20 de agosto. Com isso, a bandeira nacional ficará a meio mastro em todos os prédios públicos do país.

Ele ainda falou que “as forças de segurança e serviços de inteligência” devem saber que “contam com o apoio do governo e dos espanhóis”, especialmente em um “dia tão duro e tão triste como hoje”, apontou.

Leia também: Estado Islâmico reivindica autoria do atentado que deixou 13 mortos em Barcelona

Rajoy ainda destacou que a vitória sobre os terroristas acontece com acordos amplos, assim como aconteceu entre os partidos políticos, também agradecendo o apoio de outros países e líderes mundiais. “Hoje a luta contra o terrorismo é a principal prioridade das sociedades livres e abertas como a nossa. É uma ameaça global, e a resposta deve ser global”, defendeu.

Por fim, ele afirma que a luta contra o terrorismo é a “prioridade de sociedades livres e abertas como a nossa. É uma ameaça global, e a resposta deve ser global”.

O atentado terrorista

Ao menos 13 pessoas morreram e outra 100 ficaram feridas após o motorista de uma van avançar contra pedestres na manhã desta quinta-feira (17) em Barcelona, na Espanha. Segundo o presidente Catalão, Carles Puigdemont, dois homens foram presos, suspeitos pelo ataque na região de Las Ramblas , área turística no centro de Barcelona. O local é uma das vias mais importantes e movimentadas da cidade e estava repleto de turistas. De acordo com o El País, o grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado desta quinta-feira.

Leia também: Homem diz ter sido confundido com terrorista na Espanha após documentos roubados

Autoridades espanholas confirmaram que o autor do atentado contra dezenas de pessoas no centro de Barcelona, na Espanha, está foragido. A polícia prendeu dois suspeitos, mas afirmou que nenhum deles dirigia a van.