A cidade de Le Piastre, na região da Toscana, inaugurará no dia 5 de agosto o Museu da Mentira
Reprodução
A cidade de Le Piastre, na região da Toscana, inaugurará no dia 5 de agosto o Museu da Mentira

Você pode até não acreditar, mas é pura verdade: a Itália planeja inaugurar, no próximo dia 5 de agosto, o Museu da Mentira, o primeiro de todo o mundo. 

Leia também: Não caia nessa! STF não 'liberou roubo de celulares que custem menos de R$ 500'

Localizado na cidade de Le Piastre, na região da Toscana, o Museu da Mentira foi montado em um antigo hotel e contará com a exposição de diversos painéis ilustrados com fotos, textos e desenhos animados, dividos em nove salas, todas dedicadas à mentira e a ícones da "arte de mentir".

Para quem não sabe, na Toscana, há 50 anos, se organiza o campeonato da mentira. Além disso, há, por lá, uma Academia das Mentiras – sim, algo mais ou menos como a nossa Academia Brasileira de Letras.

A ideia de abrigar um museu que também seria da mentira partiu do reitor da instituição, Emanuele Begliomini. O museu será aberto ao público como forma de comemorar a 41º edição do tradicional Campeonato Italiano da Mentira, que se iniciará no dia 6 de agosto.

Leia também: "A Terra é plana e tudo o que conhecemos é mentira", garante Anonymous em vídeo

Para Begliomini, os visitantes vão encontrar no museu a verdadeira arte da mentira. "Os visitantes vão encontrar aqui uma concentração da verdadeira arte 'piastrese' de torná-la mais humana e interessante", afirmou.

"Porque ser mentirosos com estilo e ironia não é fácil, mas aqui você pode aprender a ser, sem segundas intenções, apenas por diversão. Fazemos isso por 50 anos e agora decidimos mostrá-lo a todos ", concluiu.

Curadoria do museu e gratuidade

Um dos responsáveis pela elaboração da exposição, Tiziano Carradori, que é também autor dos textos de divulgação do museu, garantiu que a entrada no local será gratuita. 

Leia também: Supostas múmias de ETs podem ter sido encontradas no Peru; veja as imagens

"Como nos melhores museus do mundo, a entrada é gratuita. Queremos que esse espaço, como se fosse um corpo vivo, cresça ao longo do tempo. Em breve, vamos torná-lo acessível aos turistas, graças aos guias de áudio em diferentes idioma e estamos estudando uma nova forma de gestão", disse o curador do Museu da Mentira. Será verdade?

* Com informações da Agência Ansa. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!