Três anos após naufrágio com 304 mortos, Coreia do Sul acha restos mortais

Operação para rebocar os destroços foram iniciadas no último dia 23 de março. Três anos depois da tragédia, nove vítimas continuam desaparecidas

O acidente com o ferry aconteceu no dia 16 de abril de 2014, e nove vítimas ainda continuam desaparecidas
Foto: Reprodução/Korea Joongang Daily
O acidente com o ferry aconteceu no dia 16 de abril de 2014, e nove vítimas ainda continuam desaparecidas

As autoridades sul-coreanas encontraram restos mortais nos destroços do ferry Sewol, que naufragou em abril de 2014, deixando mais de 300 mortos. A balsa foi retirada do fundo do mar no último dia 23 de março, quase três anos após a tragédia.

Leia também: Nem é preciso andar até a estação! Trem passa por dentro de prédio na China

Segundo as informações das autoridades, os restos mortais estariam em uma das cabines de passageiros do ferry Sewol , provavelmente pertencentes às nove vítimas que ainda estão desaparecidas. Teriam sido achados na embarcação pedaços de ossos humanos de diversos tamanhos, e deverão passar por análise de médicos legistas.

A operação para rebocar a balsa até o porto de Mokpo teve início no último dia 23 de março.

O acidente

Considerada a maior tragédia marítima da história da Coreia do Sul, o naufrágio do MV Sewol matou 304 pessoas, sendo a maioria estudantes que estavam fazendo um passeio escolar realizado pela Escola Secundária Danwon, em Ansan, cidade próxima de Seul. A embarcação afundou às 8h58 locais, enquanto transportava 476 passageiros, com destino à ilha de Jeju.

Leia também: Governo do Canadá pretende legalizar a maconha até julho de 2018

A Guarda Costeira sul-coreana, navios e helicópteros de resgate só conseguiram chegar ao local cerca de meia hora depois do acidente. Segundo passageiros sobreviventes relataram, os tripulantes instruíram para que todos permanecessem sentados após a balsa começar a adernar. Além disso, foi relatado que a água estava muito gelada no dia do incidente.

Segundo a Guarda Costeira da Coreia do Sul, a causa do naufrágio teria sido a mudança subida de direção e o deslocamento da carga para apenas um lado da embarcação. Porém, há controvérsias acerca disso. Acredita-se que a embarcação levava o dobro da carga permitida e que houve erros humanos durante o processo de evacuação.

Leia também: Vale mais de R$ 13 milhões: moeda de ouro puro de 100 kg é roubada de museu

O comandante da balsa, Lee Joon-seok, foi condenado em segunda instância à prisão perpétua por homicídio, negligência e abandono de navio. Ele foi flagrado deixando a embarcação enquanto centenas de passageiros permaneciam dentro da balsa. Além dele, outros 14 tripulantes foram sentenciados a penas que mudam entre 18 meses e 12 anos de reclusão.

O acidente com o ferry Sewol aconteceu no dia 16 de abril de 2014.

 *As informações são da Agência ANSA