Tamanho do texto

Governador de Istambul declarou que 39 pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas após a ação de pelo menos um atirador no popular Reina

O ataque de um atirador no Reina, popular casa noturna e restaurante de Istambul, na Turquia, deixou pelo menos 39 mortos e 40 pessoas feridas na madrugada deste domingo (sábado, 31, à noite no horário de Brasília), de acordo com Vasip Sahin, governador da cidade turca. Segundo o ministro do Interior turco, entre os mortos há 16 estrangeiros.

Reina, em Istambul, em foto de setembro de 2015
Brunno Kono/iG São Paulo
Reina, em Istambul, em foto de setembro de 2015

Sahin classificou o incidente como "ataque terrorista", mas não entrou em detalhes sobre quem poderia estar por trás do atentado em Istambul .

O governador da principal cidade turca declarou ainda que o atirador, supostamente fantasiado de Papai Noel, matou um policial e um civil antes de entrar no bar.

"Ele disparou de maneira cruel e impiedosa em inocentes que estavam ali para comemorar o Ano Novo e se divertir", diz Sahin.

O canal de TV turco "NTV" chegou a informar que pelo menos dois atiradores estariam envolvidos no ataque, mas a informação não foi confirmada. A mesma rede de televisão noticiou que o suspeito ainda pode estar dentro do restaurante.

Estima-se que até 800 pessoas comemoravam o réveillon no bar, localizado no bairro de Ortakoy, no momento do ataque, por volta das 2h da madrugada em Istambul (21h em Brasília).

"Tive de tirar vários corpos de cima de mim"

À Associated Press, Sinem Uyanik afirmou que viu diversos corpos dentro do local: "Meu esposo caiu em cima de mim antes que eu pudesse entender o que estava acontecendo. Tive de tirar vários corpos de cima de cima para que eu pudesse sair". O marido de Sinem, Lutfu, foi ferido, mas sem gravidade.

Segundo ataque em um mês

Este é o segundo ataque na principal cidade turca em menos de um mês. No último dia 11, duas bombas explodiram na Vodafone Arena, casa do Besiktas, e mataram 38 pessoas, em sua maioria policiais, e feriram mais de 150. O estádio fica a menos de 5 km do Reina.








    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.