Tamanho do texto

O Pontífice aproveitou a ligação para desejar feliz Natal a todos e agradecer ao programa "Unomattina" por uma reportagem feita sobre seu pontificado

Papa Franciso é conhecido por suas interações com o público e por ter opiniões
Agência Brasil
Papa Franciso é conhecido por suas interações com o público e por ter opiniões "moderninhas" para um líder religioso

O Papa Francisco surpreendeu apresentadores e telespectadores na manhã dessa quinta-feira (22) ao participar ao vivo, por telefone, do programa italiano “Unomattina”, do canal RAI 1. Ele desejou feliz Natal a todos e desejou que a data seja celebrada de forma cristã e não ao redor do “Deus do dinheiro”.

LEIA TAMBÉM:  Papa Francisco diz que padres podem perdoar casos de aborto

O Papa também aproveitou a ocasião para parabenizar o programa matinal, que foi o primeiro da televisão pública italiana, pelos 30 anos no ar. Além disso, agradeceu a produção de uma reportagem sobre ele e seu pontificado.

Quebra de protocolo

Essa foi a segunda vez que o Papa chamou a atenção da mídia mundial nessa semana. A primeira foi na quarta-feira (21) quando quebrou o protocolo ao sair do Vaticano para comprar sapatos especiais em Roma.

LEIA TAMBÉM:  Papa Francisco faz apelo contra a exclusão no mundo

Ele foi acompanhado por duas pessoas da Santa Sé, que ficaram esperando do lado de fora da loja, na rua Gelsomino. Apesar de jornais italianos alegarem que a saída foi programada, os funcionários da loja e consumidores ficaram surpresos com a visita.

Dentro do estabelecimento, o Pontífice tirou fotos e selfies, conversou com turistas que faziam compras, assinou um papel no balcão e benzeu crucifixos dos fiéis presentes. Esse passeio rendeu muitos comentários nas redes sociais, inclusive pedidos para que ele assuma a prefeitura de Roma.

LEIA TAMBÉM:  Papa Francisco diz que Brasil atravessa "momento triste"

O Papa Francisco, que completou 80 anos no sábado (17), precisa de sapatos anatômicos especiais para lidar com dores crônicas nos pés.

O Papa é pop

Desde que foi eleito, em 2013, o Pontífice ganhou o público com sua participação constante em redes sociais através do Twitter e Instagram.  Além disso, o Papa Francisco é conhecido por opiniões incomuns ao conservadorismo associado à religião, como o respeito aos homossexuais e apoio a migrantes e refugiados.

*Com informações de ANSA. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.