Tamanho do texto

Além de 160 mortos, o desabamento do teto da igreja deixou diversos feridos e por isso, autoridades acreditam que irão achar mais vítimas

O teto de uma igreja desabou na Nigéria e deixou 160 mortos, neste domingo (11) de acordo com as autoridades locais.

LEIA TAMBÉM: Atentado contra catedral cristã mata ao menos 25 fiéis no Cairo

A Igreja, localizada na cidade de Uyo, ao sul da Nigéria era chamada Igreja Reigners Bible Internacional. O teto dela desabou durante um evento que reunia centenas de fiéis cristãos evangélicos.

Acidente na Nigéria deixou ao menos 160 mortos na cidade de Uyo
Reprodução/Twitter/Sly News Nigeria
Acidente na Nigéria deixou ao menos 160 mortos na cidade de Uyo

O local ainda estava em construção tinha inauguração prevista para a próxima semana. Porém, na hora do desabamento, a igreja estava lotada pois ocorria uma cerimônia para a consagração do bispo Akan Weeks.

As autoridades do país anunciaram que vão uma investigação para descobrir quais foram as causas do acidente.

Fontes médicas acreditam que o número de mortos pode subir, pois existem mais pessoas que ficaram feridas e as equipes de resgate locais ainda trabalham nos escombros para procurar corpos ou sobreviventes.

Ataque na Nigéria

No sábado (10),  um ataque deixou mortos na Nigéria . O ataque aconteceu na cidade de Magdali, no nordeste do país, e deixou ao menos 57 mortos, e outros 177 feridos. Entre os feridos, estavam 120 crianças.

Tratou-se de um aqtaque suicida em que duas mulheres se explodiram em um mercado da cidade, de forma coordenada reivindicado pelo grupo terrorista Boko Haram. De acordo com um porta-voz do exército da cidade de vizinha de Magdali, Mibi, estes ataques simultâneos foram realizados por estudantes que estavam na entrada de um mercado hortifruti.

O Boko Haram é um grupo terrorista islâmico que vêm batalhando na Nigéria para criar um Estado com leis islâmica no norte e nordeste do país.

O grupo terrorista não realizou apenas esse atentado. Ele tem realizado frequentemente ataques como esse: usando suicidas em regiões com muitas pessoas, como o mercado em questão.

Atentados terroristas

Segundo o Instituto para a Economia e a Paz, que fivulgou um relatório: os atentados terroristas na Nigéria têm devastado o país. Os ataques de grupos terroristas já mataram quase cinco mil pessoas  na Nigéria, mais precisamente, cerca de 4840 apenas em 2015. Deixando o país apenas atrás do Iraque e Afeganistão, como o terceiro país com mais vítimas mortais.

LEIA TAMBÉM: Após bombardeios russos, Estado Islâmico é expulso de cidade histórica na Síria

Também em 2015, junto com Níger, Chade e Camarões, a Nigéria criou uma força multinacional com o objetivo de coordenar uma ofensiva ao redor do lago Chade. A região é uma zona de fronteira entre os quatro países. Desde então, o grupo terrorista Boko Haram também sofreum algumas derrotas

* com informações de Ansa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.