Tamanho do texto

Após o terremoto, a terra ao redor dos animais de gado desmoronou e eles ficaram ilhados, apesar de imunes; governo trabalha no resgate deles

As vacas – ou seria um boi 'azarão'? – ficaram ilhadas após o terremoto que atingiu a Nova Zelândia
Reprodução/Youtube
As vacas – ou seria um boi 'azarão'? – ficaram ilhadas após o terremoto que atingiu a Nova Zelândia

O terremoto de 7,8 graus de magnitude, que originou um tsunami e causou a morte de pelo menos duas pessoas na Ilha do Sul da Nova Zelândia, no último domingo (13), também foi responsável pela devastação de parte da paisagem neo-zelandesa e causou danos à vida animal local.

LEIA TAMBÉM:  Após terremoto seguido por tsunami, Nova Zelândia volta a registrar tremores

Em imagens divulgadas pelo jornal The Huffington Post, três animais de gado foram flagrados em uma situação inusitada: após o terremoto , a terra ao redor deles desmoronou e eles ficaram ilhados, apesar de imunes.

A sorte – ou azar – das duas vacas e do bezerro foi registrada pelas câmeras de um helicóptero que gravava o estrago causado pelo tremor, na região de Kaikoura, no leste do país.

"Isso é incrível", afirma um passageiro no helicóptero onde a gravação acontece. O vídeo já viralizou na internet e foi amplamente compartilhado nas redes sociais.

Questionado sobre o resgate dos animais, o governo neo-zelandês afirmou que "estava focando na vida humana, mas que agora vai cuidar dos animais que foram prejudicados pelo terremoto".

Entenda o caso

O t erremoto do domingo foi o mais forte do país desde o que foi registrado em 22 de fevereiro de 2011, de 6.3 graus de magnitude e no qual 158 pessoas morreram. O abalo sísmico deu origem a um tsunami de dois metros de altura que atingiu a Ilha do Sul da Nova Zelândia.

Antes da onda ser anunciada, a Defesa Civil da Nova Zelândia havia emitido um alerta, aconselhando moradores na costa leste de South Island a buscar abrigo em áreas mais altas. Em sua conta no Twitter, o Ministério aconselhou aos que não puderem se deslocar para longe do litoral que subam nos andares mais altos dos edifícios ou inclusive em árvores.

A sismologista Anna Kaiser, do GNS Science, disse, no final da manhã deste domingo, que um sinal de onda de até um metro havia sido registrado na região de North Canterbury, em South Island. "A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra, alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada", disse uma moradora de Takaka, em South Island, em entrevista a uma rádio local.

E MAIS:  Terremoto de magnitude 5,8 atinge o Sul da Nova Zelândia

O forte terremoto foi sentido em boa parte do país. Milhares de pessoas foram evacuadas do centro de Wellington, capital da Nova Zelândia, por causa do alerta de tsunami.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.