Tamanho do texto

Tomada pelo grupo jihadista desde março de 2015, cidade de Nimrud que teve patrimônio histórico devastado foi recuperada neste domingo (13)

Perda do controle sobre Nimrud é 2ª derrota do Estado Islâmico em dois dias: líder do grupo foi expulso ontem de Mosul
Reprodução/Estado Islâmico
Perda do controle sobre Nimrud é 2ª derrota do Estado Islâmico em dois dias: líder do grupo foi expulso ontem de Mosul

O Exército do Iraque anunciou neste domingo (13) a reconquista da cidade histórica de Nimrud, antiga capital assíria que estava sob domínio do grupo jihadista Estado Islâmico.

O município fica a poucos quilômetros de Mosul , maior cidade em poder do Estado Islâmico e que é alvo de uma operação das forças iraquianas. "As tropas da Nona Divisão Couraçada libertaram completamente Nimrud e hastearam a bandeira do Iraque nos edifícios públicos", diz uma nota do Exército.

A cidade havia sido tomada pelo grupo terrorista em março de 2015 e teve seu milenar patrimônio arqueológico devastado pelos jihadistas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu a destruição de Nimrud como "crime de guerra".

LEIA TAMBÉM:  Tudo sobre o Estado Islâmico

Mosul

A perda do controle sobre Nimrud foi a segunda grande derrota dos jihadistas neste fim de semana. No sábado (12), o líder do grupo, Abu Bakr al Baghdadi, foi obrigado a fugir de Mosul  devido ao avanço da operação do exército iraquiano. A operação é apoiada pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e também tem a participação de grupos curdos e milícias xiitas, vertente do Islã dominante no Iraque – o EI tem orientação sunita.

Recentemente, Baghdadi divulgou um áudio pedindo para os seguidores do Estado Islâmico serem mais "combativos" e se defenderem contra a ofensiva xiita para "tomar o poder no Iraque". Desde 17 de outubro, as tropas do país avançam para reconquistar Mosul, maior cidade sob controle dos jihadistas.

*Com informações da Ansa

    Leia tudo sobre: Estado Islâmico
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.