Tamanho do texto

Atração reflete tendência de pontes e passarelas em locações cênicas no país; obra tem objetivo de incentivar o turismo, mas dividiu opiniões na rede

Expectativa a de é que os banheiros encorajem os turistas a visitar o interior e os arredores da cidade de Changsha
Divulgação
Expectativa a de é que os banheiros encorajem os turistas a visitar o interior e os arredores da cidade de Changsha

A obsessão recente da China por atrações envidraçadas acaba de chegar a outro patamar com a inauguração de banheiros públicos de vidro transparente. Os toaletes ficam perto do lago Shiyan, na província de Hunan, e foram construídos no topo das montanhas, na altura da copa das árvores. Além da vista privilegiada da floresta, os usuários também conseguem ver uns aos outros nas instalações.

LEIA MAISPor que anúncio de EUA e China sobre Acordo de Paris pode ser uma boa notícia

As paredes dos cubículos são separadas apenas por um vidro levemente fosco - mesmo os que separam os banheiros femininos e masculinos. Segundo a mídia estatal chinesa, poucos visitantes ousaram usar os banheiros no dia da inauguração.

Antes dos toaletes, outras atrações envidraçadas chamaram atenção na China : em abril, um mirante com uma passarela de vidro a 32,8 metros de altura foi inaugurado no distrito de Pinggu, nos arredores de Pequim.

Paredes são separadas por um vidro levemente fosco - mesmo as que separam os banheiros femininos e masculinos
Divulgação
Paredes são separadas por um vidro levemente fosco - mesmo as que separam os banheiros femininos e masculinos

Apesar do aumento recente na construção de pontes e passarelas de vidro em locações cênicas da China - algumas tão populares que precisaram ser fechadas - acredita-se que esses sejam os primeiros banheiros envidraçados do país.

Repercussão

A nova atração causou reações online. Ao responder uma publicação sobre a atração no Facebook da TV estatal CCTV, o internauta Ejike Nnadi resumiu o sentimento de muitos ao dizer: "Definitivamente, não”.

LEIA MAIS: As vertiginosas vistas na passarela de cristal mais longa do mundo

Outros comentários foram mais amenos. Uma pessoa, por exemplo, comentou: "É impressionante o quanto você tolera quando precisa mesmo ir banheiro". Houve ainda quem se entusiasmasse com a atração. "Ficaria aqui até acabar minha bateria se tivesse sinal de internet e celular." Já a internauta Tina Chen escreveu: "Não é sobre timidez, apenas mais uma vez alguém tinha dinheiro demais para gastar".

Discussões à parte, a expectativa é que os banheiros encorajem turistas a visitar o interior e os arredores da cidade de Changsha para admirar outras atrações da cidade, como suas coloridas florestas no outono.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.