Tamanho do texto

Apagão afetou 1,2 milhão de residências, comércios e indústrias, segundo a empresa estatal; a razão que causou a falha técnica ainda é desconhecida

Estadão Conteúdo

Falta de energia causou transtorno por várias horas no trânsito das grandes cidades do país nesta quarta-feira (3)
Reprodução Twitter/montevideoIM
Falta de energia causou transtorno por várias horas no trânsito das grandes cidades do país nesta quarta-feira (3)


Um grande apagão deixou sem energia elétrica durante várias horas a maior parte do Uruguai, incluindo a capital, Montevidéu, nesta quarta-feira (3). O serviço elétrico foi interrompido às 10h30 (hora local e de Brasília) em 14 dos 19 departamentos do país e foi produto de uma falha técnica.

LEIA MAIS:  Primeiro país a legalizar maconha, Uruguai declara guerra ao álcool

"Caíram duas linhas importantes do norte do país", disse Luis García, gerente de distribuição da empresa estatal de eletricidade, em entrevista à "Rádio Universal". Segundo ele, o corte atingiu todo o país, exceto o litoral do rio Uruguai.

O apagão afetou 1,2 milhão de residências, comércios e indústrias, segundo a empresa estatal. O Uruguai tem 3,3 milhões de habitantes. A razão para o problema é desconhecida e o episódio é investigado, afirmou García.

LEIA MAIS:  Ex-presidente da Argentina diz que "não tem medo da prisão"

Após uma hora de apagão generalizado, algumas áreas, entre elas a capital, voltaram a ter eletricidade. Apesar disso, um segundo apagão deixou sem energia muitos dos bairros de Montevidéu.

LEIA MAIS:  Argentina, Chile e Uruguai pedem diálogo sobre crise na Venezuela

Às 13h30, segundo a informação oficial, o problema já havia sido solucionado na maior parte do país. Havia, porém, 189 mil residências e comércios de Montevidéu ainda sem energia elétrica.