Tamanho do texto

Pesquisa elaborada por empresa de pesquisa de mercado mostra que 57% preferem que Estado siga dentro do bloco

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, posa com fazendeiros apoiadores à permanência
Facebook/Reprodução - 09.06.16
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, posa com fazendeiros apoiadores à permanência

A maioria dos britânicos é favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia. É o que mostra pesquisa promovida pela empresa de pesquisa de mercado YouGov, segundo a qual 57% dos cidadãos são contrários ao chamado "Brexit" – a saída do Estado do bloco –, enquanto apenas 43% afirmam querer "independência" dele.

O estudo é o primeiro levantamento recente a mostrar uma grande tendência para uma das duas opções do referendo, que será realizado em 23 de junho. Até então, os dados apresentavam diferenças mínimas entre o "sim" ou "não" – e, em alguns momentos, havia até um empate técnico.

O referendo foi responsável por colocar em lados opostos diversas figuras políticas importantes do Reino Unido. Enquanto o primeiro-ministro, David Cameron, após uma "melhoria" nas condições de participação da UE, faz campanha ferrenha do lado daqueles que querem ficar no grupo, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson luta pela autonomia total do Estado britânico.

A votação de junho deve contar com presença maciça da população. Até por causa disso, a inscrição de eleitores para votar sobre o Brexit foi prorrogada por mais dois dias – cerca de 430 mil britânicos se cadastraram para votar na última hora.

De acordo com analistas, os novos eleitores são em sua maioria jovens, que decidiram em cima da hora ser de grande importância votar sobre a questão