Tamanho do texto

A provável candidata democrata declarou que apoio de Obama "significa o mundo"; os dois foram rivais nas primárias de 2008

Atual presidente dos EUA e a candidata democrata iniciam campanha juntos na próxima semana
Jim Young/Reuters - 20.10.08
Atual presidente dos EUA e a candidata democrata iniciam campanha juntos na próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou formalmente apoio à colega democrata Hillary Clinton para presidente nesta quinta-feira (9), descrevendo-se como ansioso para fazer campanha por ela, dias depois de Hillary alcançar o número necessário de delegados para garantir a nomeação do partido para concorrer à Casa Branca.

"Eu não acho que alguma vez houve alguém tão qualificado para ocupar este cargo", disse Obama em vídeo divulgado pela campanha de Hillary. "Estou com ela, e mal posso esperar para chegar lá e fazer campanha com Hillary".

Obama e Hillary foram rivais durante as primárias democratas de 2008, vencidas por Obama. Clinton foi secretária de Estado de Obama durante seu primeiro mandato.

A provável candidata democrata agradeceu nesta quinta-feira o apoio do presidente Barack Obama, dizendo em entrevista à Reuters que "significa o mundo" para ela ter o suporte do ex-adversário.

"É absolutamente uma alegria e uma honra que o presidente Obama e eu, ao longo dos anos, tenhamos passado de competidores ferrenhos para verdadeiros amigos", disse Hillary. Ela e Obama vão começar a fazer campanha juntos na próxima semana.

A ex-secretária de Estado disse ainda que vai tomar medidas para aumentar o controle sobre Wall Street nos 100 primeiros dias de governo, caso seja eleita presidente na eleição de novembro.