Tamanho do texto

Autoridades elevaram o valor das multas no ano passado; quem for flagrado jogando lixo na praia tem que pagar R$ 955

Autoridades de Dubai planejam usar drones (veículos aéreos não tripulados) para flagrar quem deixar lixo em praias ou desertos. 

  Departamento de gestão de resíduos de Dubai espera ter mais dois drones monitorando praias e desertos até o final do ano
Arquivo pessoal
Departamento de gestão de resíduos de Dubai espera ter mais dois drones monitorando praias e desertos até o final do ano

Atualmente, o departamento de gestão de resíduos do emirado tem um único drone monitorando o status de aterros sanitários, mas planeja expandir o serviço para áreas públicas. 

"Como apresentam boa relação custo benefício, esperamos ter mais dois drones operando no final deste ano, monitorando nossas praias e desertos", disse o diretor do departamento, Abdul Majeed al-Saifaie, ao site de notícias Gulf News. 

Segundo ele, o principal benefício dos drones é a economia de tempo. 

"Em vez de ter agentes dirigindo pela cidade, os drones podem voar a locais diferentes em curto espaço de tempo, fornecendo dados e fotografias em alta resolução", acrescentou Saifaie. 

Em junho do ano passado, Dubai aumentou o valor das multas a quem é flagrado jogando lixo em áreas impróprias. Além disso, introduziu uma série de novas punições. 

A multa para quem for pego jogando lixo na praia, por exemplo, é de mil dirhams (R$ 955), o dobro do valor para a mesma infração em outros locais públicos, informou o jornal The Khaleej Times.