Tamanho do texto

Como parte de um plano de reaproximação, o presidente americano chega à Cuba neste domingo (20)

O presidente dos Estados Unidos e sua família desembarcam em Havana, Cuba
Reuters
O presidente dos Estados Unidos e sua família desembarcam em Havana, Cuba

O avião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família aterrissou em Havana, Cuba, na tarde deste domingo (20), por volta das 17h20, horário de Brasília. É a primeira visita de um líder norte-americano em 88 anos.

Barack Obama viajou ao país com sua mulher, Michele Obama e suas duas filhas Malia e Sasha, e deve passar três dias na ilha cubana.

O presidente usou o Twitter para avisar que tinha pousado em Havana:

"Acabei de pousar aqui, estou ansioso para encontrar e escutar diretamente o povo cubano", escreveu Barack Obama.

Programação

A viagem de Obama a Cuba - a primeira de um presidente norte-americano no cargo desde Calvin Coolidge em 1928 - ocorre 15 meses depois que ele e o presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciaram um acordo para retomar relações diplomáticas.

A sua primeira parada será um encontro casual com funcionários da embaixada dos EUA em Havana, seguido de um passeio a pé por Havana Velha. Durante o passeio, Obama planeja visitar a catedral católica romana da cidade. Ele será saudado pelo cardeal Jaime Ortega, que, juntamente com o Papa Francisco, ajudou a facilitar a distensão entre os EUA e Cuba, que levou à histórica visita de Obama.

O presidente Obama terá um encontro segunda-feira (21) com o presidente Raúl Castro. Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A viagem prosseguirá na terça-feira (22). Nesse dia, o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano. Em seguida, participará de reunião com integrantes da sociedade civil cubana, incluindo ativistas de direitos humanos e representantes da oposição.

Depois desses encontros, o presidente Obama vai participar do jogo de beisebol entre o Tampa Bay Rays e a equipe nacional cubana. O beisebol é um esporte muito popular tanto nos Estados Unidos quanto em Cuba. O Tampa Bay Rays é um time de beisebol da Florida, que joga na liga profissional norte-americana.

Obama deixa Cuba na terça-feira à tarde para uma visita à Argentina.

Veja imagens da visita histórica de Barack Obama a Cuba:

*com informações de Ansa, Agência Brasil e Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.