Tamanho do texto

Cerimônia Makha Bucha reuniu milhares de monges de movimento polêmico na Tailândia; veja imagens da celebração com meditação e reza marcada por luzes e formas

BBC

Monges da Tailândia e devotos budistas celebraram o Makha Bucha
Reprodução
Monges da Tailândia e devotos budistas celebraram o Makha Bucha


Milhares de monges e devotos budistas celebraram o Makha Bucha na segunda-feira (22), uma das principais comemorações do budismo na Ásia. De acordo com a tradição, a data marca o sermão de Buda para 1.250 monges, nove meses depois dele ter alcançado a "iluminação", no ano 589 a.C.

Na Tailândia, milhares de seguidores do budismo visitaram o templo Wat Phra Dhammakaya, no norte da capital, Bangcoc. Ostentoso, o templo tem a forma de uma nave espacial e sua cúpula é formada por 300 mil réplicas de Buda que teriam sido doadas pelo mesmo número de devotos. No interior do templo, outras 700 mil imagens de Buda revestiriam o local, fundado na década de 70.

Logo ao amanhecer, vestidos com indumentárias laranjas, os monges do movimento Dhammakaya meditaram e seguiram o ritual cotidiano de busca de alimentos que, desta vez, eram doados por seguidores vestidos de branco.

Templo tem a forma de uma nave espacial e sua cúpula é formada por 300 mil réplicas de Buda
Reprodução
Templo tem a forma de uma nave espacial e sua cúpula é formada por 300 mil réplicas de Buda


Respeitando a cerimônia que se repete em todos os templos budistas, os monges deram deram três voltas ao redor do templo principal em nome dos três pilares da religião: Buda, dharma (ordem cósmica) e sangha (comunidade monástica).

Esse ramo do budismo é foco de polêmica na Tailândia. O movimento Dhammakaya é considerado por uma parcela da população, majoritariamente budista, como uma "empresa" vendedora de fé com características de seita religiosa. Outro elemento polêmico seria a ligação deste grupo com setores políticos e a elite econômica do país.

Monges deram deram três voltas ao redor do templo principal em nome dos três pilares da religião
Reprodução
Monges deram deram três voltas ao redor do templo principal em nome dos três pilares da religião


Apesar de a Tailândia ser um país laico, o budismo tem força política. Está em discussão a eleição do novo Supremo Patriarca (uma espécie de papa) tailandês. Um dos principais candidatos é um Abad de 90 anos. De acordo com a imprensa local, ele teria conexões com o movimento Dhammakaya e com os camisetas vermelhas do partido de ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cuja irmã foi tirada da Presidência, há uma ano e meio, após um golpe militar.

De acordo com a imprensa local, o movimento Dhammakaya tem 40 sucursais em diferentes continentes e dois canais de TV por satélite que transmitem em quatro diferentes idiomas. Além da Tailândia, o Makha Bucha é celebrado e considerado feriado nacional também no Camboja, Mianmar e Laos.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo:

Templo em forma de nave espacial recebe 'mar de monges' em festa para Buda


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.