Tamanho do texto

Bilionário soma mais do que o dobro dos votos do segundo colocado entre os republicanos, o governador John Kasich

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders: eleições cada vez mais emboladas
Reprodução
O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders: eleições cada vez mais emboladas

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders venceram, na terça-feira (9), as primárias de New Hampshire, mais uma importante etapa na corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos EUA. 

O bilionário Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.

Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders levou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.

As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos – que visam a escolher os delegados que votarão nas convenções nacionais partidárias. Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho e definirão os candidatos do pleito, haverá primárias e assembleias (caucuses) em todo o país.

Para conquistar o posto, o candidato democrata precisa dos votos de pelo menos 2.383 delegados – são, no total, 4.764. Já o republicano tem de ser homologado por no mínimo 1.237 delegados, de um total de 2.472. Assim, ainda é cedo para saber quem de fato disputará a cada vez mais embolada corrida pelo cargo de Barack Obama.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas