Tamanho do texto

Dia 30 de junho é o prazo para a Grécia pagar 1,6 bilhão de euros que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI)

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta sábado (27) uma reunião do seu Conselho de Governadores, no momento em que a Grécia se encaminha para uma situação de não cumprimento do pagamento da dívida no prazo, terça-feira (30). Segundo fontes do setor bancário, ela deve ocorrer neste domingo (28).

Leia mais:  Eurogrupo rejeita proposta de prorrogação de programa de resgate da Grécia

Presidente do Eurogrupo duvida que Grécia execute medidas mesmo após referendo

O Conselho de Governadores, que reúne os seis membros da diretoria da instituição e os 19 governadores dos bancos centrais dos países da zona euro, toma decisões, entre outras, sobre a manutenção dos bancos gregos com empréstimos de emergência. Mas a concessão desses empréstimos pode estar em xeque, já que depende da existência de um programa de ajuda ao país e da solvência dos bancos.

Nem uma nem outra das condições parecem existir hoje, depois de a zona euro ter indicado não estar pronta a estender o programa de ajuda à Grécia além do dia 30 de junho e de Atenas não ter aceitado as condições colocadas na sexta-feira (26) para que houvesse esse prolongamento.

Dia 30 de junho é o prazo para a Grécia pagar 1,6 bilhão de euros que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na noite de ontem, o governo grego anunciou a chamada de um referendo, no dia 5 de julho, para que o povo grego decida se aceita o acordo proposto pelos credores – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e BCE.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.