Michel Temer

Michel Temer (São Paulo, 23 de setembro de 1940) foi eleito vice-presidente da República em 2010, ao compor a chapa presidencial da petista Dilma Rousseff. Considerado um dos principais líderes do PMDB e ponto focal da interlocução entre o governo e o partido, ele foi presidente da Câmara dos Deputados três vezes. Assumiu a Casa em 1997, 1999 e 2009.

NomeMichel Miguel Elias Temer Lulia
Nascimento23 de setembro de 1940
NacionalidadeBrasileira
FormaçãoAdvogado e Professor
PartidoPMDB
Site Oficialwww.micheltemer.com.br
Redes Sociais

Nascido em Tietê, interior paulista, Michel Temer tem ascendência árabe. Católica, sua família saiu de Betabura, na região de El Koura, norte do Líbano, e chegou ao Brasil em 1925. Foi no interior que o pai de Temer, Miguel, começou os negócios da família ao instalar uma máquina de beneficiamento de arroz e café na região.

Aos 16 anos, Temer deixou o interior e, acompanhado de seus seis irmãos, seguiu para a capital paulista. Ali, cursou o ensino médio aos 16 anos e, em seguida, foi aprovado para a Universidade de São Paulo (USP), onde se formou advogado. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC), tornou-se doutor e dirigiu o curso de pós-graduação.

Michel Temer iniciou a carreira política como secretário de Segurança Pública de São Paulo, em 1985. No ano seguinte, elegeu-se deputado constituinte pelo PMDB e, após a constituinte, foi reeleito deputado federal.

Eleito três vezes presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer assumiu a presidência da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999.

Presidente do PMDB, o maior partido do País, Michel Temer costurou a aliança que rende um valioso tempo na propraganda eleitoral no rádio e televisão para o PT. Temer comanda a legenda que conta com 17 senadores, nove governadores, 172 deputados estaduais, 1.201 prefeitos e seis ministros do atual governo.

Antes de ser aclamado vice, Temer dividiu os holofotes com Henrique Meirelles, que seria a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o posto. No entanto, o presidente do Banco Central, cristão novo no PMDB, enfrentou resistência do partido e permaneceu à frente da instituição. No dia 12 de junho, a convenção nacional do PMDB confirmou as expectativas e homologou Michel Temer para ocupar o posto de vice na chapa de Dilma.

Casado com Marcela Tedeschi Temer, que é 43 anos mais jovem e atraiu as atenções na cerimônia de posse da presidenta Dilma, Temer um filho do atual casamento e outros quatro de outros relacionamentos.

Últimas Notícias

  • Todas as notícias
Ver de novo