A23 segue rumo ao norte
Andrew Meijers/AP Photo/picture alliance
A23 segue rumo ao norte

O iceberg maior e mais antigo do mundo, conhecido como  A23a , localizado na Antártida, está seguindo em direção ao norte. A informação foi divulgada pelo British Antarctic Survey (BAS) , instituto de pesquisa polar do Reino Unido .  

Após décadas parado no mesmo local e, recentemente, o iceberg estava girando em um mesmo ponto. Agora o objeto se desprendeu da posição onde estava, ao norte das Ilhas Orkney do Sul, e agora deriva pelo Oceano Antártico .  

Com uma área superior a três vezes o tamanho da zona urbana de São Paulo e pesando quase 1 trilhão de toneladas, o A23a se separou da plataforma de gelo Filchner-Ronne em 1986. Desde então, permaneceu preso no fundo do Mar de Weddell por mais de 30 anos antes de começar sua lenta movimentação para o norte, em 2020.  

Nos últimos meses, o iceberg enfrentou um fenômeno oceanográfico conhecido como coluna de Taylor, uma formação de água em rotação sobre montanhas submersas que o manteve girando no mesmo ponto, retardando sua progressão. 

Agora, especialistas preveem que o A23a seguirá sua rota pelo Oceano Antártico, acompanhando a Corrente Circumpolar Antártica, em direção à ilha subantártica da Geórgia do Sul. Nessa região, as temperaturas mais elevadas deverão fragmentar o iceberg em pedaços menores, até que derretam completamente.  

"Estamos curiosos para ver se ele seguirá o mesmo caminho de outros grandes icebergs que se desprenderam da plataforma de gelo da Antártica. E, o que é mais importante, que impacto isso terá no ecossistema local", afirmou Andrew Meijers, oceanógrafo do British Antarctic Survey em entrevista ao Deutsche Welle.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!