Uma tromba d'água se formou na manhã desta sexta-feira (26) na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O fenômeno natural foi registrado por internautas na praia do Santinho, e teria surgido a partir de grandes nuvens de tempestade.
O episódio ocorreu entre as 9h e as 11h30 da manhã desta sexta-feira. O fenômeno ia em direção à praia, e gerou preocupação nos moradores da capital catarinense.
Nas redes sociais, moradores publicaram o momento em que a tromba d'água ia em direção à praia.
Tromba d'água em Florianópolis 🌪🌪🌪🌪. Como previsto no início da semana.
— Meteorologista Piter Scheuer 🌪 (@Piter_Scheuer) January 26, 2024
Scheuer e Coutinho pic.twitter.com/mIHSmF7kLa
Tromba d'água capturada hoje, sexta-feira, na praia de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Brasil. pic.twitter.com/5nc6xhiuIk
— Tuca (Arthur) (@tucabr54) January 26, 2024
TEMPO | Tromba d’água (tornado sobre água) no Santinho, no Norte da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Entenda o que está causando as trombas e como elas devem seguir ocorrendo. ▶️ https://t.co/B405kSD7hJ pic.twitter.com/KbrmEaOpwp
— MetSul Meteorologia (@metsul) January 26, 2024
— Gabriel (@gabrielkdamiao) January 26, 2024
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a tromba d'água vista em Florianópolis foi formada por correntes de ar quente que levam umidade para as camadas mais altas da atmosfera. Isso gera a espiral observada, que estende para baixo da base de uma nuvem de chuva.