Mundo precisa se preparar para ondas de calor mais intensas, diz ONU

Países no hemisfério norte vêm registrando temperaturas acima da média nos últimos dias; expectativa é que esse tipo de evento se repita com mais intensidade

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 19/08/2022
Diversos países registraram altas temperaturas nos últimos dias

Nesta terça-feira (18), a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o mundo deve se preparar para ondas de calor mais intensas, em meio a um período em que  várias regiões do hemisfério norte registram temperaturas acima da média, que provocam incêndios e ameaçam a saúde da população.

"Estes eventos continuarão crescendo em intensidade e o mundo precisa se preparar para ondas de calor mais intensas", disse o especialista em calor extremo da Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à ONU, John Nairn.

As ondas de calor que afetam o hemisfério norte continuam nesta terça. Incêndios são registrados na Grécia e nos Estados Unidos em meio a um possível recorde de temperatura no continente europeu acontecendo na Itália.

Segundo o portal IlMeteo.it , os  termômetros do país devem chegar a quase 50ºC nesta semana.  Roma, capital da Itália, deve quebrar recorde, atingindo entre 42ºC e 43ºC nesta terça.

Autoridades de saúde emitiram alerta de calor extremo para os Estados Unidos, Europa e Ásia, recomendando que as pessoas se hidratem constantemente e se protejam do sol.

A Europa é o continente com o ritmo de aquecimento mais rápido do mundo e também pode registrar recordes de temperatura nas ilhas italianas da Sicília e Sardenha. Segundo estimativa da agência espacial europeia, os termômetros devem alcançar os 48ºC.