Aquecimento global: conheça cinco cidades que podem desaparecer até 2030

Com o crescente aumento da temperatura no planeta, cria-se um constante derretimento das geleiras que colocam municípios do mundo em risco de desaparecimento. Conheça cinco cidades que podem ser alagadas permanentemente.

Veneza - Itália

A cidade italiana foi fundada sobre pequenas ilhotas e, com o crescimento desordenado, Veneza tornou-se um dos pontos mais vulneráveis do planeta. Cientistas calculam que será necessário uma elevação de 50 centímetros no nível do mar para que a Praça São marco fique permanentemente alagada.

Reprodução

Amsterdã - Holanda

Extremamente plana e construída abaixo do nível do mar, Amsterdã pode estar com seus dias contados. Um dique de 32 quilômetros foi construído para impedir o avanço das águas, mas pode não ser o suficiente para os próximos anos.

Reprodução

Nova Orleans - Estados Unidos

Cidade símbolo do jazz, Nova Orleans também foi construída abaixo do nível do mar. Seu sistema de diques já falhou em outros fenômenos da natureza e o aquecimento global pode inundá-la de maneira permanente.

Reprodução

Bangkok - Tailândia

Mesmo situada a 1,5 metro acima do nível do mar, a cidade tailandesa afunda de dois a três centímetros por ano. As construções foram realizadas acima de uma camada de argila mole e, com isso, corre-se o risco de todo o seu território ser engolido pelo mar.

Reprodução

Ho Chi Mihn - Vietnã

Situada em uma elevação média de 19 metros, Ho Chi Mihn não parece estar ameaçada pelo aquecimento global. No entanto, seus distritos a leste foram construídos em área pantanosa e podem desaparecer até 2030. Com isso, a área central ficará à mercê de inundações, tempestades tropicais e a infiltração de água salgada no lençol freático.

Reprodução