COP26: Brasil anuncia meta de reduzir 50% das emissões de gases até 2030
O pronunciamento foi feito por Joaquim Leite e transmitido ao vivo na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas
O Brasil anunciou uma nova meta climática de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. O pronunciamento foi feito por Joaquim Leite, ministro Ministério do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (21). O discurso foi transmitido no Pavilhão Brasil, na 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas .
A fala do ministro aconteceu após a transmissão de vídeo gravado pelo presidente Bolsonaro. "O Brasil é uma potência verde. Temos a maior biodiversidade do planeta, a maior e mais rica cobertura florestal e uma das maiores áreas oceânicas. No combate à mudança do clima, sempre fomos parte da solução, não do problema", disse o presidente.
Em discurso, Leite anunciou a nova meta brasileira de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, tendo em vista a neutralização de carbono até 2050.
"Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26", afirmou.
O ministro também disse que "não faltará empenho do governo federal para chegarmos num resultado positivo para o Brasil e o mundo".
Leite deve ir à conferência na próxima semana para representar o Brasil, o presidente Bolsonaro não irá comparecer ao evento . A 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Glasgow, na Escócia.